Geral

Polícia Militar e Guarda Civil realizaram ação na Cracolândia

Os usuários foram deslocados das ruas da região central para debaixo de um viaduto, próximo à marginal Tietê, no sábado (8). Mas, já neste domingo (9), eles deixaram o local e voltaram a se dispersar pelas ruas do centro. A situação que se mantém nesta segunda (10).

A região conhecida como Cracolândia, que concentra usuários de drogas, na região central de São Paulo, foi local de uma operação envolvendo a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar, na noite de sábado (8). Os usuários foram deslocados das ruas da região central para debaixo de um viaduto, próximo à marginal Tietê. Mas, já neste domingo (9), eles deixaram o local e voltaram a se dispersar pelas ruas do centro. A situação que se mantém nesta segunda (10).

De acordo com nota da Secretaria de Segurança Pública, a polícia militar acompanhou o movimento de retirada dos usuários. Mas de nada adiantou, porque as pessoas já se espalharam pelas ruas da região.

Para o psiquiatra Flavio Falcone, idealizador do projeto Teto, Trampo e Tratamento na Cracolândia de São Paulo, há uma clara intenção do poder público de expulsar os usuários de drogas e o comércio da região em favor da especulação imobiliária.

Ele fala que medidas como as comunidades terapêuticas e a abstinência zero, que são adotadas pelos programas de saúde do estado e da prefeitura, não resolvem o problema de vício dos usuários.

Além disso, de acordo com a psicóloga e redutora de danos Maria Angelica Comis seria necessário instalação de um centro para apoio a esses usuários, próximo aos chamados fluxos, para um cuidado melhor.

O governador Tarcísio de Freitas já afirmou publicamente que tem a intenção de mudar a sede administrativa do governo do estado, que atualmente fica no Morumbi, zona sul da capital, para a região central, como uma forma de revitalizar a região e resolver o problema do fluxo de usuários da Cracolândia.

A SSP afirmou ainda que as forças de segurança em atendimento às inúmeras solicitações de moradores, trabalhadores e comerciantes locais, continuam atuando na região para preservar a segurança e a ordem pública, por meio de ações de liberação de vias e requalificação dos locais. 

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 10/07/2023 14:45:03. Última edição: 10/07/2023 14:45:03

Tags: Cracolândia Drogas

Leia também:

Chuvas deixam cidades em Pernambuco em situação de emergência

O decreto foi assinado pela governadora Raquel Lyra e vale por 60 dias. A medida inclui a entrega de cestas básicas, colchões e água mineral, a desobstrução de estradas e a oferta de carros-pipa para limpeza.

Novas regras do Bolsa Família entram em vigor

Novas regras do Bolsa Família entram em vigor

A partir de agora, podem fazer parte do programa famílias que tenham renda, por indivíduo, até R$ 218 por mês. Isso amplia o número de famílias atingidas pelo programa porque o valor anterior era de R$ 210.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi