Geral

Portaria obriga acesso gratuito à água para consumo em shows

O texto cria regras para proteger a saúde dos consumidores, principalmente aqueles expostos ao calor, em períodos de altas temperaturas. É o que ocorre em grande parte do país, com a intensa onda de calor.

Já está em vigor a portaria emergencial assinada pelo Ministro da Justiça, Flávio Dino, que obriga as produtoras de eventos a permitirem “acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, contendo água para consumo” em show e festivais. O material das garrafas permitido deve ser definido pela organização do evento.

Portaria obriga acesso gratuito à água para consumo em shows

O texto cria regras para proteger a saúde dos consumidores, principalmente aqueles expostos ao calor, em períodos de altas temperaturas. É o que ocorre em grande parte do país, com a intensa onda de calor. Na sexta-feira, a estudante Ana Clara Benevides não resistiu a duas paradas cardiorrespiratórias, durante o show da cantora norte-americana, Taylor Swift, no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro.

O espaço tinha 60 mil pessoas e o calor chegou aos 60 graus. Nas redes sociais, os fãs da cantora reclamaram do problema de acesso à água e da falta de ventilação causada pelos tapumes instalados no estádio. A portaria do MJ ainda diz que a organização deve “distribuir embalagens com água adequada para consumo e instalar ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso a todos os presentes e sem custos adicionais ao consumidor”.

A norma ainda determina que a empresa organizadora tem que garantir que os pontos de vendas de comidas e bebidas e as ilhas de hidratação estejam em regiões de fácil acesso aos clientes. Também é preciso ter espaço físico e estrutura que garanta o resgate rápido de participantes, caso tenham algum mal-estar. Caso também seja comercializada água, os órgãos de defesa ao consumidor, tanto da cidade quanto do estado, devem fiscalizar e coibir o aumento abusivo de preços.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, lamentou, pelas redes sociais a morte da jovem. Segundo ele, a Polícia Civil do estado já investiga o caso.

Após a morte da estudante, fãs da cantora mobilizaram as redes sociais pedindo justiça, e lançaram um abaixo-assinado cobrando a criação de uma lei que obrigue a distribuição de água de graça em grandes eventos.

A deputada federal Erika Hilton, do PSOL, anunciou, neste sábado, que protocolou um projeto de lei sobre o assunto. Na rede social X, a parlamentar classifica o ocorrido como “crime contra a saúde pública”. A Deputada Ana Pimentel, do PT, também sinalizou um projeto para a Lei Ana Benevides.


 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 18/11/2023 16:40:03. Última edição: 18/11/2023 16:40:03

Tags: Produtoras De Evento Água Shows Festivais

Leia também:

Jovem morre em show de Taylor Swift e fãs pedem água gratuita

Jovem morre em show de Taylor Swift e fãs pedem água gratuita

Dentro do Engenhão, 60 mil pessoas enfrentaram temperaturas próximas dos 60 graus. Com tapumes que impediam a circulação de ar, Ana Clara Benevides passou mal, teve duas paradas cardiorrespiratórias, foi atendida e não resistiu, ao chegar no hospital.

Incêndio no Pantanal tem cenário de animais em fuga e muita ventania

Incêndio no Pantanal tem cenário de animais em fuga e muita ventania

Mais de 300 servidores trabalham no combate a incêndios no Pantanal de Mato Grosso, com o apoio de quatro aeronaves e veículos especiais. Contingente foi reforçado pelo Ibama e ICMBio.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi