Geral

Portaria que retira homenagem à personalidades negras vivas é revogada

Durante a gestão Bolsonaro, a Fundação Palmares determinou que o registro seria feito apenas na forma de homenagem póstuma. Com isso, houve a retirada de 27 personalidades negras da lista de agraciados.

A portaria que retirou homenagens a artistas negros como Zezé Mota, Gilberto Gil, Leci Brandão e Milton Nascimento, foi revogada. A Fundação Palmares volta, a partir desta quarta-feira (5), a homenagear no site da instituição personalidades negras em vida. A medida já foi publicada no Diário Oficial da União.  

Em novembro de 2020, durante a gestão do ex-presidente Bolsonaro, o então líder da fundação, Sérgio Camargo, determinou que o registro seria feito apenas na forma de homenagem póstuma. Com isso, houve a retirada de 27 personalidades negras da lista de agraciados.  

Na época, uma decisão da Justiça Federal determinou que a Fundação Palmares recolocasse alguns nomes, como da ministra Marina Silva e da deputada Benedita da Silva.  

O caso repercutiu até no Congresso Nacional. O Senado suspendeu os efeitos da portaria. Mas parou na Câmara, que ainda precisa analisar o texto.  

O atual presidente da Fundação, João Jorge Rodrigues, disse que a revogação dessa portaria simboliza respeito à sociedade brasileira. 

"É um passo enorme, gigante pra sociedade brasileira, pro movimento negro, pro movimento social de ter seus personagens reconhecidos pela Fundação Palmares, cujo objetivo principal é preservar a cultura e a memória afro-brasileira. E satisfaz uma demanda que estava reprimida, que é de ter nomes importantes, como Martinho da Vila, Leci Brandão, Benedita (da Silva), Gilberto Gil, a própria ministra Margareth Menezes, em um panteão de personalidades que contribuíram com o Brasil".

O texto com a revogação cria ainda um grupo de trabalho que vai analisar a inclusão de novos homenageados e a recolocação das personalidades que foram retiradas da lista.  

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Nathália Mendes - 05/04/2023 17:30:14. Última edição: 05/04/2023 17:30:14

Tags: Fundação Palmares Personalidades Negras

Leia também:

PRF inicia nesta quinta-feira Operação Semana Santa

PRF inicia nesta quinta-feira Operação Semana Santa

Agentes da PRF vão atuar para coibir infrações de trânsito como excesso de velocidade, ultrapassagem, celular ao volante, falta de uso de cinto de segurança e de cadeirinhas para crianças.

Com gastronomia 3D e gamers, Campus Party Brasília começa nesta quarta

Com gastronomia 3D e gamers, Campus Party Brasília começa nesta quarta

Quinta edição do evento traz como novidade o Printer Chef, uma competição de gastronomia com uma carne diferente, produzida em uma impressora 3D.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi