Geral

Postos do Rio são interditados por vender etanol adulterado

Metanol como combustível é ilegal por causa da alta toxicidade

Três postos de combustível situados no Rio de Janeiro foram interditados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Fiscalização realizada esta semana constatou que eles comercializavam etanol hidratado com presença significativa de metanol, o que é vedado por lei.

Postos do Rio são interditados por vender etanol adulterado
© Fernando Frazão/ Agência Brasil

Os estabelecimentos ficam nos bairros de São Cristóvão, Taquara e Jacarepaguá. Indícios da irregularidade foram identificados por agentes da ANP nessa segunda-feira (12). Inicialmente eles lacraram as bombas e tanques de etanol.

Com a análise laboratorial de amostras coletadas, constatou-se a presença de metanol em concentrações que chegavam a 81,2%. Com o resultado indicando a adulteração, agentes da ANP retornaram ontem (13) aos postos de combustíveis para determinar a interdição das instalações.

Ilegalidade

O uso do metanol como combustível é considerado ilegal em razão da sua alta toxicidade. Quando inalado ou ingerido, pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta, bem como dor de cabeça, náuseas e tonturas. Além disso, em contato com a pele, pode desencadear problemas dermatológicos. A exposição contínua ao metanol afeta ainda o sistema nervoso. Em casos mais graves, há danos em órgãos como o fígado e os rins.

Os três estabelecimentos foram autuados e serão alvo de processos administrativos. Segundo as diretrizes da ANP, a inclusão de metanol no combustível em percentual acima de 50% deve ser punida com base na Lei Federal 9.847/1999, aumentando a multa em 2.000%. Neste sentido, pode ser cobrado um valor superior a R$ 100 milhões.

Por Léo Rodrigues – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Kleber Sampaio - 14/06/2023 12:15:10. Última edição: 14/06/2023 12:15:10

Tags: Rio De Janeiro Postos Combustível Etanol

Leia também:

PF e ICMBio fazem operação contra crimes ambientais no Amazonas

Alertas de desmatamento e queimadas motivaram a ação. Localizada em Lábrea, próximo às divisas com os estados do Acre e Rondônia, região é historicamente alvo de disputa fundiária.

Aulas são suspensas em São Sebastião, em alerta devido às chuvas

Aulas são suspensas em São Sebastião, em alerta devido às chuvas

Defesa Civil estadual recomenda que motoristas que pretendam se deslocar para a região, no litoral norte paulista, observem os alertas e busquem informações.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi