Geral

Prazo para recadastramento de armas de fogo termina nesta quarta (3)

Os armamentos que não forem recadastrados poderão ser apreendidos e os proprietários poderão responder criminalmente; até essa terça-feira, quase 911.300 armas tinham sido recadastradas.

Esta quarta-feira é o último dia para os donos de armas recadastrarem os itens no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), administrado pela Polícia Federal. O prazo havia sido prorrogado pelo governo federal no final de março.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, até essa terça-feira (2), haviam sido recadastradas quase 911.300 armas. Número próximo ao dos registros do Sigma, outro sistema, esse mantido pelo Exército.

O Sinarm, da PF, registra as armas de civis, como de empresas de segurança e guardas municipais. No cadastro dos militares, estão os armamentos dos CACs - os caçadores, colecionadores e atiradores. A ideia do governo é centralizar todas as informações no sistema da PF.

Os armamentos que não forem recadastrados poderão ser apreendidos e os proprietários poderão responder criminalmente, lembrou o ministro da Justiça, Flávio Dino.

"E após o término do prazo, a Polícia Federal vai aplicar a lei no que se refere a quem eventualmente não cadastrou. Porque essas armas se tornarão ilegais automaticamente, na medida em que não forem eventualmente recadastradas".

No dia 1º de janeiro, o governo editou um decreto que suspendeu os registros para aquisição de armas de uso restrito e permitido. O texto ainda barrou a criação de novos clubes e de escolas de tiro e registros de colecionadores, atiradores e caçadores.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Nathália Mendes - 03/05/2023 14:55:21. Última edição: 03/05/2023 14:55:21

Tags: Recadastramento De Armas Armas De Fogo Sinarm Sigma CACs

Leia também:

Trabalhadores da Fundação Casa iniciam greve nesta quarta-feira

Trabalhadores da Fundação Casa iniciam greve nesta quarta-feira

Paralisação é por falta de acordo sobre o reajuste salarial com o governo do estado de São Paulo. Categoria também reivindica segurança no local de trabalho.

Advogado de Bolsonaro vai à PF para ter acesso aos autos de operação

Advogado de Bolsonaro vai à PF para ter acesso aos autos de operação

Fabio Wajngarten chegou por volta de meio-dia para ver autos da investigação sobre cartões de vacina do ex-presidente e da sua filha Laura, além de ajudantes.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi