Geral

Prefeito do Rio pede que população evite circular sob chuvas fortes

Mau tempo causa duas mortes no estado do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pediu hoje (8) que as pessoas evitem circular pela cidade quando estiver chovendo muito. É que a cidade foi atingida  ontem (7) por chuvas fortes, o que provocou mortes, alagamentos, queda de árvores e desabamentos de imóveis. A previsão para hoje é de mais tempestades.

Prefeito do Rio pede que população evite circular sob chuvas fortes
© Reprodução Twitter/Centro de Operações Rio

Duas pessoas morreram no temporal das últimas horas no estado do Rio: um homem atingido por um raio na Região dos Lagos e uma criança de dois anos vítima de desabamento na zona norte da capital.

Na cidade do Rio, sirenes soaram em 113 comunidades para alertar sobre riscos de deslizamento de terra. Várias ruas ficaram alagadas e avenidas importantes  foram interditadas na noite de ontem.

Transtornos

“Nós devemos ter mais chuvas hoje. A cidade voltou a um certo estágio de normalidade, mas é óbvio que a chuva de ontem trouxe muito lixo, provocou bolsões d’água, alagamentos e entupimento de galerias, então com a chuva de hoje a gente pode voltar a ter problemas. Evitem deslocamentos durante chuvas fortes, fiquem atentos às informações da imprensa e do Centro de Operações”, disse Eduardo Paes, em um vídeo publicado nas redes sociais.

A chuva forte invadiu prédios como o campus principal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na zona norte, e o edifício da Petrobras na rua do Senado, no centro da cidade.

Na Rua dos Inválidos, um casarão tombado pelo município foi atingido por desabamento parcial do imóvel vizinho. Ele integra o conjunto do antigo cortiço Chora Vinagre, tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

"Existe risco iminente de queda do imóvel, a Defesa Civil do município está vistoriando e iremos proceder com pedido de urgência para demolição parcial da estrutura a fim de resguardar a segurança de pessoas que moram e transitam no local, e, a partir daí, os proprietários do imóveis serão notificados e responsabilizados para que respondam aos órgãos públicos de forma adequada," afirmou Alberto Szafran, subprefeito do centro do Rio de Janeiro.

Agência Brasil / Por Vitor Abdala - Colaborou Francisco Ferreira – estagiário sob supervisão de Akemi Nitahara - Rio de Janeiro / Edição: Kleber Sampaio - 08/02/2023 11:45:10. Última edição: 08/02/2023 11:45:10

Tags: Rio De Janeiro Chuvas Mortes

Leia também:

Uma pessoa morre e outra segue desaparecida após temporal em SP

Uma pessoa morre e outra segue desaparecida após temporal em SP

Corpo de Bombeiros informou, durante a madrugada de hoje (8), que foram recebidos 76 chamados para queda de árvores, 158 enchentes e dez chamados para deslizamentos.

Um mês após atos golpistas, exposição em Brasília celebra a democracia

Um mês após atos golpistas, exposição em Brasília celebra a democracia

Mostra sobre as formas da democracia está no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, que foi palco de atos golpistas há exatamente um mês, em 8 de janeiro.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi