Geral

Prefeitura de São Paulo lança aplicativo de transporte de passageiros

A ideia é entrar no mercado para concorrer com os aplicativos mais populares 99 e Uber que, além de aplicarem a chamada tarifa dinâmica, também cobram taxas que variam de 40% a 60%.

A prefeitura de São Paulo lançou nesta quinta-feira (9) um aplicativo de transporte individual de passageiros chamado MobizapSP. Nessa plataforma, a administradora que venceu a licitação pública irá recolher uma taxa de administração fixa das corridas, de 10,95%. Também não haverá nesse aplicativo as chamadas tarifas dinâmicas, quando o preço da corrida sobe em horários de pico, por exemplo. 

A ideia é entrar no mercado para concorrer com os aplicativos mais populares 99 e Uber que, além de aplicarem a chamada tarifa dinâmica, também cobram taxas que variam de 40% a 60%, segundo relatos de motoristas. 

Apesar de estar já disponível para download, o aplicativo ainda não está disponível para realização de corridas. Neste primeiro momento, a operadora aguarda o cadastramento de pelo menos 10 mil motoristas na capital paulista para poder iniciar a operação.

Em Araraquara, no interior de São Paulo, já existe um aplicativo semelhante, chamado Bibi Mob. A plataforma é administrada por uma cooperativa que recebeu o apoio da prefeitura local. Nesse caso, a taxa cobrada dos motoristas é de 5% e também não existe a tarifa dinâmica nesse aplicativo.

 

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nádia Faggiani /Alessandra Esteves - 10/03/2023 17:50:04. Última edição: 10/03/2023 17:50:04

Tags: Aplicativo Transporte Passageiros

Leia também:

Polícia Federal prende no Rio russo procurado pela Interpol

Segundo a PF, ele estava foragido da Justiça da Rússia havia mais de dez anos. O homem praticou fraudes por meio de cartões públicos corporativos e se apropriou do dinheiro desviado.

No Rio, Caixa Econômica lança Programa Mulheres de Favela

No Rio, Caixa Econômica lança Programa Mulheres de Favela

Na fase inicial, serão investidos R$ 16,6 milhões do Fundo Socioambiental da instituição financeira. Moradoras vão receber treinamento para começar ou escalar o próprio negócio.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi