Estudo mostra que 46% das casas no Brasil têm problemas de saneamento
Agravamentos na saúde surgem nas beiras de rios e córregos contaminados ou em ruas onde passa esgoto a céu aberto, diz pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil.
Agora a escala é feita em números com estágios de 1 até 5, em que o número 1 é a cidade operando na sua condição normal e o número 5 é o cenário mais crítico, quando as equipes da prefeitura perdem a capacidade de resposta para a ocorrências.
O Centro de Operações Rio mudou a nomenclatura dos estágios operacionais da cidade para facilitar a compreensão da população. Agora a escala é feita em números com estágios de 1 até 5, em que o número 1 é a cidade operando na sua condição normal e o número 5 é o cenário mais crítico, quando as equipes da prefeitura perdem a capacidade de resposta para a ocorrências.
Essa gradação é utilizada para classificar diversos tipos de ocorrência que causam impactos na cidade. Com desastres naturais ou eventos de grande porte. A decisão foi tomada após algumas pesquisas conduzidas por profissionais do centro de operações e comprovadas pela opinião dos moradores da cidade, que não conheciam os estágios usados até então.
Para facilitar ainda mais, cada número será associado a uma cor, o que vai permitir que a cidade se enquadre ao padrão cromático adotado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CENADEN). A alteração dos estágios operacionais continua sendo centralizada pelo Centro de Operações Rio, respeitando critérios como mobilidade e impactos na rotina do carioca entre outras.
O estágio 1, de cor verde, significa que não há qualquer ocorrência na cidade que provoque alteração significativa na rotina. Já o estágio 2, amarelo, indica que a ocorrência com elevado potencial de agravamento. Em seguida, o estágio 3, de cor laranja, sinaliza que uma ou mais ocorrências estão provocando alto impacto no curto prazo. Enquanto o estágio 4, de cor vermelha, será acionado quando houver incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões da cidade.
O último estágio é o 5 de cor roxa. Ele sinaliza que múltiplos danos e impactos extrapolam de forma relevante a capacidade de resposta imediata das equipes da prefeitura.
Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro - 17/11/2023 00:20:04. Última edição: 17/11/2023 00:20:04
Tags: Monitoramento Desastres Naturais Rio De Janeiro Prefeitura
Agravamentos na saúde surgem nas beiras de rios e córregos contaminados ou em ruas onde passa esgoto a céu aberto, diz pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil.
Dados sugerem que quando se olha para a qualidade da infraestrutura das escolas o Norte e o Nordeste são os que apresentam os piores indicadores,
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.