Geral

Prêmio Elisa Frota Pessoa promove debate sobre desigualdades de gênero

Concurso vai distribuir R$ 170 mil em prêmios, conforme a colocação

Uma iniciativa para empoderar mulheres e incentivar para que elas atuem onde quiserem. Estamos falando do Prêmio Elisa Frota Pessoa, que homenageia a física, primeira mulher na ciência brasileira.

O projeto, que é uma parceria do Museu do Amanhã e da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio, foi lançado nesta terça-feira (30). A premiação vai selecionar os melhores artigos científicos escritos por mulheres. O tema é a relação da ciência e da tecnologia na promoção da igualdade de gênero.

A secretária Municipal da pasta, Tatiana Roque, fala da importância de promover iniciativas que tragam mais equidade para as mulheres.

Podem participar do concurso pesquisadoras de graduação, mestrado e doutorado em Ciências Exatas, Biológicas, Sociais Aplicadas e Humanas, com vínculo com instituições de ensino superior, localizadas no município do Rio de Janeiro.

A cientista Elisa Frota Pessoa era especialista em física nuclear e fundou o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. E também tem seu legado reconhecido pelo movimento feminista no Brasil pela sua trajetória ousada e corajosa, como descreve sua filha Sonia Pessoa.

O prêmio Elisa Frota Pessoa vai distribuir um total de R$ 170 mil, conforme a colocação das autoras. Para mais informações sobre a inscrição, mande e-mail para [email protected].

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sâmia Mendes / Pedro Lacerda - 30/05/2023 19:50:29. Última edição: 30/05/2023 19:50:29

Tags: Física Nuclear Mulheres Na Ciência Prêmio Elisa Frota Pessoa

Leia também:

Conselho dos Direitos da Mulher tem 1ª reunião de trabalho em 2023

Conselho dos Direitos da Mulher tem 1ª reunião de trabalho em 2023

Atuação das 41 integrantes titulares tem o objetivo de formular e propor diretrizes de ação governamental voltadas à promoção dos direitos desta população.

Luiz Fernando Corrêa é nomeado diretor-geral da Abin

Delegado aposentado, Corrêa foi diretor da Polícia Federal, secretário nacional de Segurança Pública e diretor de segurança dos Jogos Rio 2016.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi