Geral

Procon-SP notifica Netflix por cobrança pelo ponto adicional no Brasil

Empresa tem avisado aos usuários que vai começar a cobrar taxa extra

O Procon de São Paulo está de olho na NETFLIX. Isso porque a empresa tem avisado aos usuários que vai começar a cobrar taxa adicional por compartilhamento de assinatura, aquela modalidade em que você assina um plano extensivo a um familiar, por exemplo.

O órgão de defesa do consumidor se manifestou depois de ter recebido várias consultas, pela internet, de usuários que reclamaram do aviso de cobrança adicional.

A investigação preliminar do Procon é para saber se, efetivamente, a Netflix já está adotando um novo critério de cobrança, quando vai começar a valer e como vai funcionar este eventual novo sistema de acesso. E também analisar se o Código de Defesa do Consumidor está sendo violado com a medida.

A advogada Renata Abalém, da Comissão de Direito do Consumidor da OAB-São Paulo, acredita que a Netflix pode cobrar essa taxa, já que o consumidor assina um contrato de adesão, onde não há regras claras sobre a prestação do serviço. Mas, cabe ao Procon acionar a empresa, de acordo com a legislação brasileira, caso a cobrança for considerada ilegítima. Ela explica porque:

O Procon-SP orienta aos consumidores que receberam a comunicação da empresa, sobre mudança não prevista na forma de cobrança da assinatura do serviço, para que registrem a queixa no site: www.procon.sp.gov.br  

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula de Castro / Pedro Lacerda - 25/05/2023 16:00:22. Última edição: 25/05/2023 16:00:22

Tags: Netflix Cobrança Indevida Procon-SP

Leia também:

Marina Silva aposta em diálogo para reverter perdas do meio ambiente

Marina Silva aposta em diálogo para reverter perdas do meio ambiente

"No caso do marco temporal (das terras indígenas) ainda não houve a votação final. Vamos continuar dialogando até a decisão do plenário", disse a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Governo dialogará para reverter perdas do Meio Ambiente

Governo dialogará para reverter perdas do Meio Ambiente

"No caso do Marco Temporal (das Terras Indígenas) ainda não houve a votação final. Vamos continuar dialogando até a decisão do plenário", disse a ministra Marina Silva.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi