Geral

Professores seguem mobilizados pelo cumprimento do piso nacional

O novo piso nacional dos professores reajustado em janeiro passado pelo Ministério da Educação segue mobilizando a categoria em vários estados. Em Recife, os alunos da Rede Municipal de Educação acordaram nesta quinta-feira (30) sem aulas.

O novo piso nacional dos professores reajustado em janeiro passado pelo Ministério da Educação segue mobilizando a categoria em vários estados.

Em Recife, os alunos da Rede Municipal de Educação acordaram nesta quinta-feira (30) sem aulas. Mais de 9 mil educadores decidiram paralisar as atividades de maneira imediata.

Na última rodada de negociações entre o sindicato e a prefeitura, foi proposto aos professores o pagamento de 7,5%, com aplicação para toda a carreira, a partir do mês de março; e outros 7,45% em forma de abono, a partir de julho, o que não foi aceito pela categoria, que defende o reajuste integral de 14,95%. 

No Maranhão, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais decidiu suspender a greve iniciada em 27 de fevereiro.

Isso após o Tribunal de Justiça maranhense decretar, por unanimidade, a ilegalidade do movimento, que reivindicava um reajuste salarial de 14,95%, percentual dado pelo MEC na portaria de janeiro passado.

A categoria aceitou a proposta da Secretaria Estadual de Educação de 11%, dividido em duas parcelas, além do cumprimento das progressões e titulações para os educadores, que ficou acordado em reunião junto ao Ministério Público do Maranhão, o Sindicato e a Secretaria.

No Rio Grande do Norte, também motivados pelo cumprimento do reajuste integral do piso nacional para ativos e aposentados, além de outras coisas, os professores da Rede Pública do Estado continuam sem data para encerrar a paralisação. 

Na última terça-feira, o governo do estado apresentou a seguinte proposta: todos os educadores que estão abaixo do piso, teriam reajuste 14,95% de maneira imediata, com efeito retroativo a janeiro deste ano.

Para os demais professores, haveria a implantação de 7,21% de reajuste em maio, 3,61% em novembro e 3,49% em dezembro, chegando ao percentual de aumento sugerido pelo MEC. 

Em outros estados do país, como Rio de Janeiro, Sergipe e Paraná, os movimentos sindicais da categoria vêm realizando manifestações pontuais ou decretando estado de greve, para que o pagamento do piso nacional seja cumprido.

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 30/03/2023 17:15:02. Última edição: 30/03/2023 17:15:02

Tags: Piso Nacional Dos Professores

Leia também:

Contra garimpo ilegal, venda de ouro exigirá nota fiscal eletrônica

Contra garimpo ilegal, venda de ouro exigirá nota fiscal eletrônica

Emissão será obrigatória em quatro situações: na primeira aquisição do minério bruto, na importação, na exportação e em negócios internos com participação de instituições financeiras

Anvisa suspende a comercialização de alimentos da marca Fugini

A medida é preventiva e foi adotada após uma inspeção na fábrica identificar problemas graves relacionados à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi