Geral

Programa capacitará pessoas negras para Advocacia Pública Nacional

Projeto fornecerá bolsas de estudo

Uma portaria interministerial - publicada nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União - criou o Programa Esperança Garcia - Trajetórias Negras na Advocacia Pública Nacional. A meta é apoiar o processo de preparação de pessoas negras para concursos públicos nas carreiras da Advocacia Pública Nacional.

Programa capacitará pessoas negras para Advocacia Pública Nacional

O programa vai fornecer bolsas de estudo, além de promover cursos preparatórios por meio da modalidade de Educação a Distância (EaD) para capacitar – gratuitamente - candidatos negros, formados em Direito, para os concursos públicos.

Critérios

Os critérios de seleção dos participantes também foram definidos pela portaria e consideram, além da autodeclaração de pessoa preta e parda, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vulnerabilidade socioeconômica, diversidade de gênero, orientação sexual, população quilombola, pessoas com deficiência, e diversidade etária e regional. Também está prevista a paridade de gênero entre as pessoas beneficiadas.

O programa tem como objetivos contribuir para o enfrentamento do racismo e a promoção da igualdade racial na Advocacia Pública Nacional, além da promoção de ações afirmativas no apoio à capacitação de pessoas negras. A iniciativa também busca estimular a participação social por meio de parcerias que viabilizem o programa com organizações da sociedade civil.

O Programa Esperança Garcia será coordenado pela Secretaria-Geral de Consultoria da Advocacia-Geral da União (AGU). As iniciativas serão financiadas com recursos do orçamento da AGU e aportes do Ministério da Igualdade Racial. Também poderão contribuir financeiramente outros órgãos e instituições públicas e privadas.

Esperança Garcia

O nome do programa homenageia Esperança Garcia, considerada a primeira advogada negra do Brasil. Escrava que viveu no século 18, no Piauí, ela teve a coragem de denunciar em uma carta os maus tratos aplicados pelo capitão Antônio Vieira Couto.

O documento - endereçado ao então governador da província do Piauí - foi considerado uma das primeiras petições jurídicas do Brasil, séculos depois, após a descoberta de uma cópia da carta nos arquivos públicos da Piauí. Em 25 de novembro de 2022, a Ordem dos Advogados do Brasil reconheceu Esperança Garcia como a primeira advogada brasileira.

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Kleber Sampaio - 06/09/2023 15:30:30. Última edição: 06/09/2023 15:30:30

Tags: A Portaria Estabelece Ainda Que Novos Atos Serão Publicados Para Definir Cronograma Programação E Os Critérios De Acompanhamento Das Ações Do Programa. Advocacia Pública Nacional Trajetórias Negras Programa Esperança Garcia

Leia também:

Minha Casa Minha Vida vai ajudar famílias atingidas por ciclone no RS

Minha Casa Minha Vida vai ajudar famílias atingidas por ciclone no RS

O programa tem uma reserva para atender pessoas prejudicadas por desastres naturais. Os municípios atingidos pelo ciclone já podem procurar a pasta, disse o ministro das Cidades, Jader Filho.

Acidentes por reação tardia do condutor crescem 28% em 2022

Acidentes por reação tardia do condutor crescem 28% em 2022

No 1º semestre, a PRF registrou 9.057 acidentes em rodovias federais relacionados à reação do motorista. Ocorrências resultaram em 567 mortes e 10.142 feridos.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi