Geral

Programa Territórios da Cultura criará espaços em periferias

Ministério da Cultura atuará em parceria com estados e DF

O Programa Territórios da Cultura foi criado nesta segunda-feira (2), por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, com o objetivo de ampliar o acesso à infraestrutura cultural no país, como espaços comunitários que promovem arte e educação, expressão corporal, educação cidadã, trabalho e renda. A meta é criar uma rede de espaços e equipamentos integrados em territórios periféricos.

Programa Territórios da Cultura criará espaços em periferias
© Divulgação/ Companhia de Heliópolis

A iniciativa será coordenada pela Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais (SEEC), da Secretaria-Executiva do Ministério da Cultura, que atuará em parceria com estados, Distrito Federal, municípios e entidades privadas sem fins lucrativos que decidam aderir ao programa. Dessa forma serão viabilizadas a implantação e gestão compartilhada de equipamentos em quatro modalidades: Biblioteca-Parque; CEU da Cultura, que é um equipamento cultural comunitário; MovCEU, que é um equipamento cultural itinerante; ou reformas de edificações existentes em territórios periféricos.

Os recursos para a execução do Programa Territórios da Cultura serão provenientes de dotações da União para infraestrutura cultural, do Fundo Nacional da Cultura, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, de emendas parlamentares, contrapartidas financeiras e doações nacionais, ou internacionais.

A portaria define ainda que a implantação dos espaços e equipamentos tem como diretrizes o fortalecimento cultural, do senso de pertencimento, da mobilização social, solidariedade e cooperação em territórios periféricos. Também busca incentivar o intercâmbio cultural entre centros e periferias, por meio da criação de uma rede que conecte diferentes equipamentos culturais no país.

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Aline Leal - 02/10/2023 13:45:09. Última edição: 02/10/2023 13:45:09

Tags: Ministério Da Cultura Territórios Da Cultura Cultura

Leia também:

SP rebatiza rua que leva nome de bandeirante para Zumbi dos Palmares

SP rebatiza rua que leva nome de bandeirante para Zumbi dos Palmares

Saiu o nome do bandeirante Domingos Jorge Velho. Entrou o do líder mais famoso do maior quilombo da história do Brasil, Zumbi dos Palmares.

Polícia Civil investiga sequestro da deputada Lucinha no Rio

Polícia Civil investiga sequestro da deputada Lucinha no Rio

A investigação está sendo feita pela Draco, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais; e, segundo nota da Polícia Civil, o veículo da parlamentar foi recuperado e já passou por perícia.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi