Museus e parques de São Paulo com programação especial para crianças
No Museu da Imigração, a atração é o Espaço Mundo de Brincar, onde a garotada vai ter a oportunidade de aproveitar a amarelinha, piscina de bolinhas, pula-pula, túneis de bambolê.
Iniciativa passa por São Paulo, Paraíba, Pernambuco e Bahia
Desenvolvido para mostrar, a partir do futebol, a presença da cultura africana no Brasil, o projeto Gondwana Futebol & Cultura passou, nos últimos dois anos, pela Paraíba, Pernambuco, Bahia e São Paulo. Esteve presente em museus, unidades do Sesc, Senac, espaços culturais e times de futebol.
© Italo Santos/GEB/Direitos Reservados
Em cada ação, a partir da exibição do documentário Gondwana, A Bola Conecta, diálogos foram propostos sobre combate ao racismo, respeito às diversidades, igualdade de gênero, história, geologia e oficinas com a bola e a câmera fotográfica.
“O projeto se desenvolve em torno da exibição de um documentário curta-metragem que fala sobre a influência africana no Brasil a partir do futebol como manifestação cultural e popular. Com essa base, a gente faz diálogos sobre combate ao racismo e empoderamento feminino, por exemplo”, diz a jornalista e fotógrafa Mônica Saraiva que, ao lado de Sebastian Acevedo, ex-atleta, formado em Direito e co-fundador do Laboratório de Inovação Esportiva SportsCoLab, desenvolveu o programa.
Os criadores agora pretendem levar a ideia para escolas públicas. Para tanto, lançaram a campanha #Cinema1Real: Democratizar o Conhecimento a Partir da Cultura, Educação, História e Futebol. Os interessados em colaborar podem assistir ao documentário e fazer uma doação. Parte dos recursos será usada para exibições gratuitas em escolas públicas.
“O filme é sobre a nossa cultura, a nossa história e o que somos. É sobre o futebol na rua, nas praias, nas periferias, esse futebol que faz parte da nossa história e memória afetiva”, destaca Acevedo.
O curta-metragem Gondwana, A Bola Conecta é uma produção independente, de 23 minutos. O filme foi gravado em câmera celular e profissional, nos idiomas português, espanhol, francês e inglês.
Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Kleber Sampaio - 08/07/2023 16:05:14. Última edição: 08/07/2023 16:05:14
No Museu da Imigração, a atração é o Espaço Mundo de Brincar, onde a garotada vai ter a oportunidade de aproveitar a amarelinha, piscina de bolinhas, pula-pula, túneis de bambolê.
A tragédia aconteceu nessa sexta-feira, por volta das 6h30, e os bombeiros foram acionados alguns minutos depois. O bloco que desabou é o D7 e já havia sido condenado pela Defesa Civil.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.