Geral

Projeto Habitação Saudável ajuda no controle de doenças respiratória

Fiocruz quer ampliar o projeto para outras localidades do estado, podendo se tornar um modelo a ser reproduzido no país todo.

Desenvolver e colocar em prática soluções simples e acessíveis, que gerem qualidade de vida. Este é o mote do projeto Habitação Saudável, criado em 2020, por pesquisadores da Fiocruz, no Complexo de Manguinhos, na zona Norte do Rio de Janeiro, e que vem apresentando resultados positivos no controle de doenças respiratórias como, por exemplo, a tuberculose, uma doença considerada desigual.

Projeto Habitação Saudável ajuda no controle de doenças respiratória

O objetivo inicial do grupo era aplicar o projeto em 40 residências. A ideia agora é ampliar as ações para outras localidades do estado, podendo se tornar um modelo a ser reproduzido no país todo.

Para a professora da Fiocruz, Simone (Cynamon) Cohen, é importante debater o adoecimento a partir das condições de moradia, e como a arquitetura pode contribuir para  uma moradia mais digna, saudável e segura 

A Fiocruz oferece na internet uma cartilha com histórias, ilustrações e dicas para uma habitação saudável. E no canal da instituição, no youtube, um vídeo com orientações para uma moradia com mais saúde.

Nos materiais educativos há informações sobre como lidar com problemas que afetam a saúde do morador: o mofo e a umidade, iluminação e ventilação insuficientes, fatores de risco para transmissão e agravamento de doenças respiratórias.

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro - 16/08/2023 17:25:22. Última edição: 16/08/2023 17:25:22

Tags: Fiocruz Habitação Saudável Doenças Respiratórias

Leia também:

Inscrições para protocolo Não Se Cale terminam nesta sexta em SP

Inscrições para protocolo Não Se Cale terminam nesta sexta em SP

A certificação é exigida por lei e prepara os estabelecimentos para identificar e prestar auxílio diante de qualquer pedido de socorro ou suspeita de caso de assédio, violência ou importunação sexual.

Cláudio Castro classifica como 'lamentáveis

Cláudio Castro classifica como 'lamentáveis" protocolos da PM do Rio

No fim de semana, protocolos empregados pela Polícia Militar culminaram nas mortes dos adolescentes Thiago Flausino, de 13 anos, Wendell Eduardo, de 17 anos e da menina Eloah Passos, de 5 anos.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi