Geral

Projeto oferece treinamento de turismo para comunidades regionais

O projeto Experiências do Brasil Original estará, nesta primeira etapa, em quatro comunidades: as indígenas Raposa I, em Roraima; e a Borari, próxima de Santarém, no Pará. E nas comunidades quilombolas: Terra Quilombola África, também no Pará; e Quilombo Povoado Moinho, no município de Alto Paraíso, em Goiás.

Treinamento e apoio das comunidades indígenas e quilombolas que queiram melhorar as atividades turísticas, sem deixar de preservar e divulgar as tradições desses territórios. Para isso, está acontecendo, nesta semana, uma série de visitas de campo promovidas pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal Fluminense.

Técnicos participantes do projeto Experiências do Brasil Original estarão, nesta primeira etapa, em quatro comunidades: as indígenas Raposa I, em Roraima; e a Borari, próxima de Santarém, no Pará. E nas comunidades quilombolas: Terra Quilombola África, também no Pará; e Quilombo Povoado Moinho, no município de Alto Paraíso, em Goiás.

As comunidades foram convidadas a participar do projeto e aceitaram o convite. A intenção é qualificar o turismo nas comunidades que já desenvolvem essa atividade. Segundo Manoela Valduga, pesquisadora que participa do projeto, já existem modelos semelhantes, em outras regiões, voltados para o turismo nacional e internacional.

O projeto Experiências do Brasil Original tem como referência experiências anteriores ligadas à Agricultura Familiar. Agora, a ideia é criar novos conhecimentos que transformem a visão do turista para valorização desses locais. Após treinamento e capacitação, uma etapa final deve dar apoio à divulgação e participação em feiras, por exemplo.

A pesquisadora Manoela Valduga explicou que, ao final do processo, as comunidades terão maior controle do fluxo turístico, sem impactos negativos.

Se o projeto der certo, a experiência pode ser replicada em outras comunidades, por associações locais ou algum outro órgão que queira repetir o aprendizado.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves - 19/07/2023 17:30:09. Última edição: 19/07/2023 17:30:09

Tags: Treinamento Turismo Comunidades Indígenas Quilombolas

Leia também:

INSS muda tecnologia e reduz tempo de fechamento da folha de pagamento

A redução no tempo aconteceu com a troca de computadores antigos por novos, mais seguros, rápidos e com linguagem de computação mais moderna.

Correios abre novo centro para cargas internacionais em Valinhos, SP

O novo Centro Internacional dos Correios de Valinhos é o primeiro fora de uma capital e tem capacidade para receber 60 mil encomendas por dia.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi