Geral

Projeto-piloto de alerta para desastres começa em sete cidades

O objetivo, segundo a Anatel, (Agência Nacional de Telecomunicações), é aumentar o potencial de prevenção de riscos de impactos de situações de emergência.

As operadoras de telecomunicações começaram nesta segunda-feira a fazer o envio de alertas sobre desastres naturais de uma nova forma. As mensagens encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil às pessoas pré-cadastradas, aparecem na tela do celular sobrepostas e destacadas de outros assuntos, o que exige ação do usuário para ser fechada. O objetivo, segundo a Anatel, (Agência Nacional de Telecomunicações), é aumentar o potencial de prevenção de riscos de impactos de situações de emergência.

Atualmente, os alertas enviados por SMS à população pelas prestadoras de telefonia móvel vão diretamente para a caixa de entrada de mensagens do celular. O projeto-piloto está sendo testado em sete cidades brasileiras: Anápolis, em Goiás; Petrolina, em Pernambuco; Parauapebas, no Pará; Juiz de Fora, em Minas Gerais; Paranaguá, no Paraná; e Angra dos Reis e Petrópolis, no Rio de Janeiro.

De acordo com o Relações Públicas da Defesa Civil de Angra dos Reis, Lauro Oliveira, a cidade foi escolhida para participar do projeto por causa da geografia da região, que está entre o mar e a montanha, e por atrair chuvas volumosas em pouco espaço de tempo. É também na região que está localizada a Usina Nuclear de Angra.

Ele destacou que a cidade está sob constante ameaça de deslizamentos, seja na área urbana, onde vivem cerca de 40 mil pessoas em zonas de risco, ou nas estradas, entre elas a BR 101, a rodovia Rio-Santos.

O cidadão interessado em receber as mensagens precisa informar o CEP das regiões de interesse ao número 40199.

Em operação desde 2017, a Solução de Notificação de alertas via SMS tem, hoje, mais de 9 milhões de pessoas cadastradas.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Elifas Levi/Edgard Matsuki - 16/01/2023 14:47:04. Última edição: 16/01/2023 14:47:04

Tags: Anatel Desastres

Leia também:

GDF pretende dobrar efetivo de batalhão próximo à Esplanada

O governo do Distrito Federal pretende dobrar o número de policiais no 6º Batalhão da Polícia Militar, que fica perto da Praça dos Três Poderes. Atualmente são 248 homens e deve aumentar para 500.

Estudante desvia dinheiro de festa de formatura de medicina da USP

De acordo com o Boletim de ocorrência registrado no dia 10 de janeiro em uma delegacia da zona sul da capital paulista, os estudantes teriam descoberto o golpe no último dia 6 no grupo de WhatsApp em que a própria colega teria confessado o desvio.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi