O objetivo, segundo a Anatel, (Agência Nacional de Telecomunicações), é aumentar o potencial de prevenção de riscos de impactos de situações de emergência.
As operadoras de telecomunicações começaram nesta segunda-feira a fazer o envio de alertas sobre desastres naturais de uma nova forma. As mensagens encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil às pessoas pré-cadastradas, aparecem na tela do celular sobrepostas e destacadas de outros assuntos, o que exige ação do usuário para ser fechada. O objetivo, segundo a Anatel, (Agência Nacional de Telecomunicações), é aumentar o potencial de prevenção de riscos de impactos de situações de emergência.
Atualmente, os alertas enviados por SMS à população pelas prestadoras de telefonia móvel vão diretamente para a caixa de entrada de mensagens do celular. O projeto-piloto está sendo testado em sete cidades brasileiras: Anápolis, em Goiás; Petrolina, em Pernambuco; Parauapebas, no Pará; Juiz de Fora, em Minas Gerais; Paranaguá, no Paraná; e Angra dos Reis e Petrópolis, no Rio de Janeiro.
De acordo com o Relações Públicas da Defesa Civil de Angra dos Reis, Lauro Oliveira, a cidade foi escolhida para participar do projeto por causa da geografia da região, que está entre o mar e a montanha, e por atrair chuvas volumosas em pouco espaço de tempo. É também na região que está localizada a Usina Nuclear de Angra.
Ele destacou que a cidade está sob constante ameaça de deslizamentos, seja na área urbana, onde vivem cerca de 40 mil pessoas em zonas de risco, ou nas estradas, entre elas a BR 101, a rodovia Rio-Santos.
O cidadão interessado em receber as mensagens precisa informar o CEP das regiões de interesse ao número 40199.
Em operação desde 2017, a Solução de Notificação de alertas via SMS tem, hoje, mais de 9 milhões de pessoas cadastradas.
Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Elifas Levi/Edgard Matsuki - 16/01/2023 14:47:04. Última edição: 16/01/2023 14:47:04