Geral

Proposta do novo Plano Diretor do RJ tem gerado protesto de moradores

O projeto, que estabelece o ordenamento urbanístico da cidade pelos próximos 10 anos, foi aprovado em 1ª discussão na Câmara dos Vereadores e volta à pauta em agosto quando serão analisadas as emendas.

A proposta do novo Plano Diretor da cidade do Rio tem provocado protesto de associações de moradores contra vários pontos do projeto, que estabelece o ordenamento urbanístico da cidade pelos próximos 10 anos.

Aprovada em 1ª discussão na Câmara dos Vereadores no fim do mês de junho, a proposta volta à pauta em agosto quando serão analisadas as emendas apresentadas pelos vereadores.

Um dos pontos polêmicos é a liberação para construção de prédios sem garagem nos bairros da zona sul, norte e no centro. Para o presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães, o bairro já vivencia uma situação de falta de vagas de estacionamento e a medida vai agravar o problema.

A presidente da Associação de Moradores de Botafogo, Regina Chiaradia, questiona a retirada de instrumentos que preveem escuta da população, como o Relatório de Impacto de Vizinhança, e a exclusão dos PEUs, Projetos de Estruturação Urbana.

Na avaliação do professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Filipe Marino, a discussão do Plano precisa ser cuidadosa, porque o mercado imobiliário pode capturar grande parte dos benefícios que estão sendo discutidos, com ônus para a população. No entanto, ele afirma que a construção de empreendimentos sem vagas de garagem é vista como uma vantagem da proposta, por atender a uma demanda de sustentabilidade.

Entidades como o Instituto de arquitetos do Brasil, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Conselho Regional de Engenheiros e Agrônomos, Sindicato de Engenheiros e Arquitetos do Estado e a Federação de Associações de Moradores do Rio de Janeiro divulgaram, no fim de junho, um manifesto pedindo que fosse ampliado o engajamento e a participação da sociedade civil organizada nas discussões das propostas do novo Plano.

Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, Doutor em Urbanismo, Vice-diretor do Departamento de Urbanismo e de Graduação da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, afirma que o Plano Diretor proposto desconsiderou diversos conselhos participativos como os conselhos da cidade e principalmente o Conselho Municipal de Política Urbano. Entre os pontos que o manifesto aponta como problemáticos está a destinação de recursos da política urbana para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Simplificação e não para o Fundo de Desenvolvimento Urbano.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura sobre as críticas ao projeto, mas não recebeu resposta até o fechamento da reportagem.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 17/07/2023 23:05:12. Última edição: 17/07/2023 23:05:12

Tags: Plano Diretor Prefeitura RJ Protesto

Leia também:

Movimento hip hop busca reconhecimento como patrimônio imaterial

Movimento hip hop busca reconhecimento como patrimônio imaterial

Este ano o estilo completa 50 anos no mundo e 40 ano Brasil. Dossiê chega ao Iphan ao som de muita música e celebração.

Especialistas em manguezais alertam dos riscos sem preservação do mar

Especialistas em manguezais alertam dos riscos sem preservação do mar

ConMangue, produzido pela ONG Guardiões do Mar, por meio do Projeto Do Mangue ao Mar, em convênio com a Transpetro, recebeu o Selo Prima Consciência Climática.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi