Geral

Quase 90% das cidades de SP não atuaram após alerta em áreas de risco

Análise do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo mostra que no ano passado, 88% dos municípios paulistas não mobilizaram as equipes de defesa civil para retirada da população em áreas de risco quando alertas foram emitidos.

Análise do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo mostra que no ano passado, 88% dos municípios paulistas não mobilizaram as equipes de defesa civil para retirada da população em áreas de risco quando alertas foram emitidos. Os dados foram apresentados nesta semana pelo Tribunal.

Ainda de acordo com o relatório, mais de 63% dos municípios solicitam mais treinamentos de simulação de desastres por parte do governo estadual e 28% consideraram que os alertas emitidos pela Coordenadoria de Prevenção de Desastres, do governo estadual, careciam de mais especificidades sobre a localidade do alerta.

O relatório também mostrou que mais de 70% das cidades não criaram núcleos de  proteção e defesa civil para comunidades em risco e destas, 57% afirmam que não receberam incentivos do governo do estado para a sua criação.

Por fim, o relatório também revelou que de 2011 a 2022, dos cerca de R$ 10 bilhões que eram para ser investidos em prevenção de desastres, foram efetivamente gastos R$ 6 bilhões, o que, de acordo com o relator, mostra descontinuidade e falhas na execução dos projetos de prevenção de desastres naturais.

O relatório, de autoria do conselheiro Antonio Roque Citadini foi encaminhado para o Governo do Estado que terá prazo de 15 dias para prestar esclarecimentos.

Procurado para comentar, o governo do estado de São Paulo não retornou até o fechamento desta matéria

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Ana Lucia Caldas / Guilherme Strozi - 21/03/2023 16:40:03. Última edição: 21/03/2023 16:40:03

Tags: Defesa Civil Alerta Área De Risco

Leia também:

São Paulo tem perucas grátis para pacientes com câncer

São Paulo tem perucas grátis para pacientes com câncer

A doação de perucas melhora a vida social de pacientes com câncer. Elas recuperam a autoestima e a vida social, informa o Banco de Perucas Móvel, sediado em São Paulo.

CCBB RJ recebe 3ª Mostra de Cinema Árabe Feminino com sessões grátis

Questões políticas e sociais, vivências LGBTQIAP+, masculinidades, família, entre outros temas, passarão pela tela do Cinema 1 por 20 dias.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi