Geral

Quinta aeronave da FAB parte de Israel com 215 brasileiros

Com este grupo, foram resgatadas 916 pessoas da área de conflito

O quinto avião que o governo brasileiro mobilizou para resgatar brasileiros retidos no Oriente Médio pelo confronto militar entre Israel e o grupo Hamas partiu de Tel Aviv, em Israel, às 11h55 deste sábado (14).

Quinta aeronave da FAB parte de Israel com 215 brasileiros
© Paulo Pinto/ Agência Brasil

A aeronave, um KC-30 pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), decolou do Aeroporto Ben Gurion com 215 passageiros com destino ao Brasil - entre eles, nove bebês -, além da tripulação militar e 16 animais de estimação.

A previsão da FAB é que a aeronave pouse no Aeroporto do Galeão no início da madrugada deste domingo (15). Com isso, o total de brasileiros repatriados por meio da Operação Voltando em Paz, do governo federal, chegará a 916 pessoas.

O Ministério das Relações Exteriores estima que serão necessários ao menos 15 voos para trazer de volta ao país todos os brasileiros que solicitaram a ajuda do corpo diplomático para deixar a região do conflito. “Todos os que quiserem sair, sairão”, garantiu o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, em nota do Itamaraty.

Mais de 2,7 mil cidadãos brasileiros atualizaram seus dados pessoais por meio do formulário que a embaixada brasileira em Tel Aviv disponibilizou na internet, mas conforme o diretor do Departamento Consular do Itamaraty, Aloysio Mares Dia Gomide Filho, explicou na última quarta-feira (11), nem todos manifestaram intenção de deixar a região neste primeiro momento. Além disso, alguns deles preencheram o formulário mais de uma vez, de forma que o Itamaraty ainda não sabe ao certo quantos, de fato, são os brasileiros na região.

“Verificamos o fenômeno de duplo, até triplo registro. Algumas pessoas estão se inscrevendo mais de duas vezes, em alguns casos. Estamos revendo esta lista, fazendo um pente-fino”, comentou Gomides Filho, frisando que os cidadãos já repatriados estão entre os que responderam o formulário.

Esta madrugada, horas antes da quinta aeronave brasileira partir de Tel Aviv, pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, o quarto avião empregado na Operação Voltando em Paz, com 207 passageiros a bordo.

Uma sexta aeronave destacada para resgatar os brasileiros, um VC-2 da Presidência da República com capacidade para 40 pessoas, está em Roma, na Itália, onde a tripulação aguarda a autorização para seguir viagem até o Egito, onde o Ministério das Relações Exteriores tentará embarcar o grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza, território palestino sob forte ataque das forças militares israelenses.

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Aline Leal - 14/10/2023 14:35:09. Última edição: 14/10/2023 14:35:09

Tags: Conflito No Oriente Médio FAB

Leia também:

Eclipse solar anular visível em todo o Brasil neste sábado

Eclipse solar anular visível em todo o Brasil neste sábado

O eclipse solar previsto para a tarde deste sábado vai poder ser visto de todo o Brasil. Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar que chegaria em nosso planeta. Durante o eclipse, a Lua vai ingressar lentamente em frente ao Sol até cobri-lo quase que totalmente. No auge, o Sol vai continuar visível como um anel de luz ao redor da Lua — e por isso, esse fenômeno é conhecido como “eclipse anular”. O eclipse está previsto para ocorrer das três às cinco e meia da tarde em todo o país.

Exército investiga sumiço de metralhadoras em São Paulo

Exército investiga sumiço de metralhadoras em São Paulo

Comando Militar do Sudeste diz que inspeção constatou “discrepância no controle” de 21 metralhadoras. Desse total, 13 tinham calibre.50 e seriam capazes de derrubar aviões.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi