Geral

"Festa do Morro", no Recife, torna-se patrimônio imaterial de PE

Após dois anos de suspensão por causa da epidemia de Covid, a procissão da Festa de Nossa Senhora da Conceição volta a ocorrer nas ruas da capital pernambucana

A tradicional "Festa do Morro", em Recife, se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. A entrega do título foi realizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, no Santuário do Morro da Conceição, nesta quinta-feira.

Após dois anos de suspensão por causa da epidemia de Covid, a procissão da Festa de Nossa Senhora da Conceição volta a ocorrer nas ruas da capital pernambucana. A celebração, que começou no último dia 29, tem se repetido anualmente há quase 120 anos.

Este ano, serão realizadas 72 cerimônias até o dia da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro. Neste último dia de Festa do Morro, a procissão de encerramento com a imagem da Santa sairá da Prefeitura do Recife em direção à Praça do Morro da Conceição. 

Tradicionalmente, no dia da Imaculada Conceição, a cidade se veste de azul e branco em homenagem à santa, que ganha a maior festa religiosa da cidade e mobiliza cerca de um milhão e meio de pessoas. 

A primeira "Festa do Morro" aconteceu em 1904, a partir do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, e da chegada da imagem santa, trazida da França. A estátua de 3 metros e meio mostra Maria com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés. Pela posição privilegiada, a estátua podia ser vista de várias partes do Recife.

Mas a paróquia só foi erguida 70 anos depois, quando a área estava sendo povoada por famílias de regiões que sofriam com as cheias do Rio Capibaribe. Desde então, a festa cresceu e agregou as religiões de matriz afro e o espiritismo. Em Pernambuco, a Imaculada Conceição também é associada a Iemanjá, orixá das águas, da fertilidade e da maternidade.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa, da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Nadia Faggiani (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 01/12/2022 21:07:13. Última edição: 01/12/2022 21:07:13

Tags: Pernambuco Recife Cultura

Leia também:

Casas da Mulher Carioca oferecem cursos de capacitação

Entre os diversos cursos e oficinas estão: Reaproveitamento de alimentos, Horta, Nutrição, Percussão, Negócios, Marketing digital, Inglês interativo, Samba, Zumba e Empreendedorismo.

PRF registra 22 interdições e dez bloqueios em estradas federais

PRF registra 22 interdições e dez bloqueios em estradas federais

Manifestações ocorrem no estado do Mato Grosso, nos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Matupá, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Nova Mutum e Água Boa.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi