Casas da Mulher Carioca oferecem cursos de capacitação
Entre os diversos cursos e oficinas estão: Reaproveitamento de alimentos, Horta, Nutrição, Percussão, Negócios, Marketing digital, Inglês interativo, Samba, Zumba e Empreendedorismo.
Após dois anos de suspensão por causa da epidemia de Covid, a procissão da Festa de Nossa Senhora da Conceição volta a ocorrer nas ruas da capital pernambucana
A tradicional "Festa do Morro", em Recife, se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. A entrega do título foi realizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, no Santuário do Morro da Conceição, nesta quinta-feira.
Após dois anos de suspensão por causa da epidemia de Covid, a procissão da Festa de Nossa Senhora da Conceição volta a ocorrer nas ruas da capital pernambucana. A celebração, que começou no último dia 29, tem se repetido anualmente há quase 120 anos.
Este ano, serão realizadas 72 cerimônias até o dia da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro. Neste último dia de Festa do Morro, a procissão de encerramento com a imagem da Santa sairá da Prefeitura do Recife em direção à Praça do Morro da Conceição.
Tradicionalmente, no dia da Imaculada Conceição, a cidade se veste de azul e branco em homenagem à santa, que ganha a maior festa religiosa da cidade e mobiliza cerca de um milhão e meio de pessoas.
A primeira "Festa do Morro" aconteceu em 1904, a partir do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, e da chegada da imagem santa, trazida da França. A estátua de 3 metros e meio mostra Maria com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés. Pela posição privilegiada, a estátua podia ser vista de várias partes do Recife.
Mas a paróquia só foi erguida 70 anos depois, quando a área estava sendo povoada por famílias de regiões que sofriam com as cheias do Rio Capibaribe. Desde então, a festa cresceu e agregou as religiões de matriz afro e o espiritismo. Em Pernambuco, a Imaculada Conceição também é associada a Iemanjá, orixá das águas, da fertilidade e da maternidade.
Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa, da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Nadia Faggiani (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 01/12/2022 21:07:13. Última edição: 01/12/2022 21:07:13
Tags: Pernambuco Recife Cultura
Entre os diversos cursos e oficinas estão: Reaproveitamento de alimentos, Horta, Nutrição, Percussão, Negócios, Marketing digital, Inglês interativo, Samba, Zumba e Empreendedorismo.
Manifestações ocorrem no estado do Mato Grosso, nos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Matupá, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Nova Mutum e Água Boa.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.