Geral

"Nosso tempo para agir está se esgotando", diz Marina Silva

Ministra fez pronunciamento em cadeia de rádio e TV

Em pronunciamento na noite desta segunda-feira (5), em rede nacional, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, conclamou a população a conscientizar sobre a necessidade urgente de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável do país. Para ela, o futuro depende dessas ações.

\
© Lula Marques/ Agência Brasil

“Hoje é dia de termos consciência de que nosso tempo para agir está se esgotando e assumirmos definitivamente o que a ciência nos diz: ou respeitamos a natureza, e fazemos dela uma aliada, ou inviabilizaremos nosso futuro”, disse a ministra no discurso, que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Marina Silva afirmou que, desde a posse, o governo Lula busca soluções para conduzir o país a “um ciclo de prosperidade com economia mais sustentável e sociedade mais justa”. “Não há retorno nessa determinação, mas não será fácil”, destacou, citando combate ao desmatamento ilegal e garimpo ilegal em terras indígenas, criação de reservas e parques e realização de conferências nacionais para debater meio ambiente.

Mais cedo, a ministra e o presidente Lula lançaram um novo plano de segurança para a Amazônia, em parceria com os governos estaduais. São medidas para combater crimes como grilagem de terras públicas, atividades ilegais de garimpo, extração de madeira, mineração, além de caça e pesca em territórios indígenas, áreas de proteção ambiental e no bioma como um todo.

A ministra acrescentou que o país, como maior potência ambiental do planeta, tem condições de liderar o desafio global de combate às mudanças climáticas e de “construir um modelo de desenvolvimento que trate corretamente a natureza e reduza as desigualdades entre pessoas e sociedades”.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Marcelo Brandão - 05/06/2023 22:00:10. Última edição: 05/06/2023 22:00:10

Tags: Marina Silva Meio Ambiente Sustentabilidade Ministério Do Meio Ambiente E Mudança Do Clima

Leia também:

UnB recebe ato em homenagem a Bruno Pereira e Dom Philips

Lideranças indígenas, servidores da Funai, ambientalistas, autoridades manifestaram pesar na morte dos dois indigenistas e do jornalista. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lembrou daqueles que se sacrificaram pela defesa da floresta.

Governo retomará Bolsa Verde para comunidades tradicionais da Amazônia

Governo retomará Bolsa Verde para comunidades tradicionais da Amazônia

O programa, criado em 2011 e encerrado em 2017, será relançado e deve beneficiar 30 mil famílias que vivem no bioma. A informação é da ministra Marina Silva.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi