Geral

Receita apreende lixo hospitalar no Porto de Suape (PE)

Foram encontrados dispositivos utilizados em medicações intravenosas, mangueiras e bolsas para sangue; além de outros objetos.

A Receita Federal apreendeu contêiner com cerca de 15 toneladas de lixo hospitalar importado no Porto de Suape, Grande Recife, Pernambuco. O caso aconteceu na semana passada, mas só veio à tona nesta semana. Dentro do compartimento foram encontrados dispositivos utilizados em medicações intravenosas, mangueiras e bolsas para sangue; além de outros objetos.

O material trazido de Portugal havia sido declarado pelo importador como "polímeros de coleto de vinila", também conhecido como plástico PVC. No entanto, após vistoria conjunta da Receita Federal e da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a mercadoria foi caracterizada como resíduo de material hospitalar. A importação desse material não é autorizada no Brasil.

Por isso, a mercadoria continua apreendida pela Receita no Porto de Suape e ficará no local até que o importador seja intimado a providenciar a devolução do material ao exterior.

Em 2021, a Receita Federal já havia apreendido 20 toneladas de lixo hospitalar também no Porto de Suape e também vindo de Portugal. No mesmo ano, outros 60 contêineres com lixo hospitalar foram localizados no Porto de Santos, em São Paulo. Dessa vez, a carga havia sido trazida dos Estados Unidos.

Os nomes das pessoas e das empresas envolvidas não foram informados, por causa do sigilo fiscal.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 24/02/2023 14:20:04. Última edição: 24/02/2023 14:20:04

Tags: Lixo Hospitalar Pernambuco

Leia também:

Prefeitos de municípios atingidos no litoral de SP vão a Brasília

Prefeitos de municípios atingidos no litoral de SP vão a Brasília

Visita à capital deve ocorrer nas próximas duas semanas. Objetivo é alinhar medidas de atendimento à população afetada pelos deslizamentos na região.

Sobe para 54 número de mortos após chuvas no litoral norte paulista

Sobe para 54 número de mortos após chuvas no litoral norte paulista

Mais de 2.251 pessoas estão desalojadas e 1.815 desabrigadas nos municípios atingidos. Rodovias permanecem total ou parcialmente interditadas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi