Geral

Receita contabiliza R$ 350 milhões de despesas falsas em IR

Operação Pentágono da PF identificou 35 mil contribuintes fraudadores


350 milhões de reais em despesas falsas declaradas ao Leão entre 2018 e 2022. A informação foi revelada nesta quinta-feira na Operação Pentágono da Polícia Federal.

O objetivo é combater fraudes na Declaração do Imposto de Renda de Pessoas Físicas, de acordo com a Polícia e a Receita Federal. 35 mil contribuintes informaram despesas falsas de saúde com 470 profissionais liberais. A intenção era reduzir o imposto de renda devido.

A Receita descobriu a fraude cruzando dados patrimoniais, financeiros e outros fiscais, já que as declarações dos envolvidos eram combinadas. Ou seja, o que o contribuinte dizia pagar ao cardiologista, por exemplo, era o que o médico declarava também no próprio imposto de renda.

Os fraudadores podem regularizar a situação fazendo a retificação das declarações. Mas isso, até a intimação da Receita Federal. Depois, estarão sujeitos ao pagamento do imposto acrescido de multa e juros, além de eventuais sanções penais e administrativas.

A Receita esclarece que tem prazo de 5 anos para fazer análises nas declarações do imposto de renda.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Albuquerque - 05/05/2023 12:35:10. Última edição: 05/05/2023 12:35:10

Tags: Imposto De Renda

Leia também:

PF faz nova fase de operação contra fraudes envolvendo criptomoedas

PF faz nova fase de operação contra fraudes envolvendo criptomoedas

Mandados expedidos pela 3ª Vara Federal do Rio de Janeiro foram cumpridos em São Paulo, na capital fluminense e nas cidades de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.

Entidades manifestam preocupação com paradeiro incerto de 6 mil armas

Balanço da Polícia Federal mostra que das 50.432 armas de uso restrito que estavam com a população, apenas 44.264 foram recadastradas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi