Geral

Rei de Angola chega ao Rio de Janeiro para visita de dois dias

Na programação da visita do Rei de Angola ao Rio, está um passeio no Cais do Valongo, onde desembarcou a maioria dos escravizados vindos da África para o Brasil. O Rei também vai participar de um encontro de quilombolas no Quilombo no Camorim, o mais antigo do Rio de Janeiro.

O Rei do maior grupo étnico de Angola, Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI, chegou ao Rio nesta terça-feira (7) para dois dias de agenda na cidade.

Rei de Angola chega ao Rio de Janeiro para visita de dois dias

Na programação da visita do Rei de Angola ao Rio, está um passeio no Cais do Valongo, onde desembarcou a maioria dos escravizados vindos da África para o Brasil.

O Rei também vai participar de um encontro de quilombolas no Quilombo no Camorim, o mais antigo do Rio de Janeiro. O local foi ocupado por pessoas escravizadas trazidas de Angola.

Outro item da agenda é um seminário sobre cultura e pluralidade religiosa na favela da Maré, região onde se concentra o maior número de migrantes angolanos que vivem no Rio de Janeiro.

Perguntado sobre o objetivo da visita ao Rio de Janeiro Tchongolola disse que a ideia principal  é deixar uma mensagem de paz, trabalho e união para o país.

O Rei participou de um debate sobre a importância da reparação histórica para a população negra brasileira no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, com presenças da jornalista Louise Freire e do professor doutor Babalaô Ivanir dos Santos, que além de falar da relevância da visita, enumerou as principais influências de Angola na cultura carioca.

Antes do Rio, o Rei esteve em São Paulo, a convite do Centro Cultural Casa de Angola.

O Rei Tchogolola Tchongonga Ekuikui VI é o soberano de número 37 do reino do Bailundo, sul de Angola. Aos 39 anos, pertence à linhagem de Ekuikui. Ele é formado em Direito Costumeiro, em línguas na República da Namíbia, fala quatro idiomas, uma delas é o idioma Umbundu, língua oficial do Reino do Mbailundo, além de falar francês, português e inglês.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire / Alessandra Esteves - 07/11/2023 18:55:03. Última edição: 07/11/2023 18:55:03

Tags: Rei Angola Visita África

Leia também:

Human Rights Watch vê falhas em investigações da operação escudo em SP

Human Rights Watch vê falhas em investigações da operação escudo em SP

Ação da Secretaria de Segurança estadual em resposta à morte do policial Patrick Bastos Reis, em julho, resultou na morte de 28 pessoas. Pasta sustenta que vítimas eram criminosos.

Indigenistas e Ibama trabalham sob risco na TI Apyterewa, diz entidade

Indigenistas e Ibama trabalham sob risco na TI Apyterewa, diz entidade

Governo deu um prazo até o dia 31 de outubro para que invasores pudessem sair voluntariamente da Terra indígena, onde vivem os parakanã. Data valeu para remoção de gado criado na área.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi