Geral

Relatora vai apresentar plano de trabalho da CPMI dos atos golpistas

O presidente da CPMI, deputado federal Arthur Maia, confirmou a votação do plano de trabalho, na terça (6), e dos requerimentos, na quarta (7), além da realização de duas reuniões por semana.

A CPMI, comissão parlamentar mista de inquérito, que investiga os ataques golpistas de oito de janeiro apresenta nesta terça-feira (7) o plano de trabalho da relatora, senadora Eliziane Gama. 

A comissão já recebeu mais de 600 requerimentos, desde convites e convocações até pedidos de quebra de sigilos.  

A CPMI ainda pode utilizar outras formas de investigação como mandados de busca e apreensão e o compartilhamento de dados.  

A senadora disse que, nesta primeira etapa, vai haver a aprovação dos pedidos de oitivas.  

Segundo ela, somente após a aprovação de requerimentos de quebra de sigilo, com pedidos de transferência de sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático é que a comissão vai conseguir avançar nas investigações e fazer uma segunda rodada de oitivas.  

O presidente da CPMI, deputado federal Arthur Maia, confirmou a votação do plano de trabalho, na terça, e dos requerimentos, na quarta, além da realização de duas reuniões por semana. 

A ideia, de acordo com o deputado, é votar algo em torno de 15 a 20 requerimentos já na quarta-feira, com as oitivas começando após o feriado de Corpus Christi.  

Ele adiantou que a CPMI já iniciou as conversas com a Procuradoria Geral da República e com a Polícia Federal para buscar apoio técnico nas investigações.  

A comissão terá 180 dias para apresentar e votar o relatório final. Depois, essas informações são encaminhadas ao Ministério Público, à Polícia Federal ou a outros órgãos para tomarem as medidas cabíveis. A CPI Mista é composta por 16 senadores e 16 deputados.  

A apresentação do plano de trabalho deveria ter acontecido na semana passada, mas foi adiada por conta da votação no Senado da Medida Provisória que reorganizou os ministérios do governo Lula. 

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano - Marizete Cardoso - 05/06/2023 08:15:10. Última edição: 05/06/2023 08:15:10

Tags: CPMI Plano De Trabalho Atos Golpistas 8 De Janeiro

Leia também:

Alerj promove mês de conscientização sobre o meio ambiente

Alerj promove mês de conscientização sobre o meio ambiente

Tema escolhido este ano pela ONU para marcar a data é #CombataAPoluiçãoPlástica. MIlhares de eventos estão previstos no mundo inteiro.

SP: transporte público da capital perdeu 30% dos passageiros

SP: transporte público da capital perdeu 30% dos passageiros

Segundo pesquisador, sistema baseado na cobrança de passagens nas catracas, cada vez mais caras, está se esgotando, e precisa ser repensado.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi