Geral

Remoção de barracas do centro de São Paulo pode parar no STF

Uma ação denuncia supostos abusos que estariam sendo praticados pela gestão do prefeito Ricardo Nunes contra a população sem-teto da capital paulista, como a falta de cuidado na remoção dos pertences.

A remoção das barracas de pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo, que começou na segunda-feira, por agentes da prefeitura paulistana, pode parar no Supremo Tribunal Federal.  

A ação proposta ao Supremo partiu da Rede Sustentabilidade, PSOL e MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). O objetivo é denunciar supostos abusos que estariam sendo praticados pela gestão do prefeito Ricardo Nunes contra a população sem-teto da capital paulista. 

Isso porque, de acordo com a prefeitura, as barracas seriam retiradas das calçadas de dia, mas podem ser remontadas à noite. No entanto, imagens de câmeras mostram que as barracas e os pertences das pessoas acampadas são jogados em caminhões-caçamba, sem critério de separação. Há relatos de perda de remédios, documentos e roupas.   

O prefeito Ricardo Nunes sustenta que o direito de aceitar acolhimento social, ou não, deve ser respeitado. Mas que também tem que ser observado o direito de ir e vir de todos que vivem ou transitam na cidade.  Sobre os relatos de abusos com os pertences dos sem-teto, o prefeito diz que não tem conhecimento.

Em meio à polêmica da retirada de barracas, a prefeitura prepara um pacote de ações para revitalizar a Praça da Sé, no centro da cidade, a partir da semana que vem. 

Uma das orientações do prefeito Ricardo Nunes, é acabar com a feira do rolo, comércio informal feito por moradores de rua de itens usados, que ocorre diariamente no local. Depois da retirada da feira, a prefeitura pretende intensificar as abordagens de agentes de assistência social. O objetivo é transferir as pessoas que vivem ali para vagas em abrigos e hotéis sociais. 

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - Brasíila / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 06/04/2023 16:10:03. Última edição: 06/04/2023 16:10:03

Tags: Barracas Sem Teto Remoção Centro São Paulo

Leia também:

Defesa Civil de SP alerta para chuvas fortes e contínuas na Páscoa

Destaque e atenção se voltam para Baixada Santista, Itapeva, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e litoral norte, onde as condições climáticas são propícias a transtornos.

Revogada portaria que travava regularização de territórios quilombolas

O IBGE estima que, em 2019, existiam quase seis mil localidades quilombolas no Brasil, divididas em 1.672 municípios brasileiros. Desse total, apenas 404 são territórios oficialmente reconhecidos.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi