Geral

Responsabilidades pelos alagamentos no RJ podem gerar CPI na Alerj

Deputada Dani Monteiro, do PSOL, defende que as mortes e os estragos não devem ser conceituados como estragos naturais, mas sim, resultado da falta de políticas públicas pelo Estado e pela sociedade.

A situação dos constantes alagamentos no Rio de Janeiro motivou um pedido de CPI na Assembleia Legislativa. A ideia é investigar as causas, responsabilidades e apontar caminhos para que se evitem as tragédias que vêm ocorrendo nos últimos anos no estado do Rio. A iniciativa é da deputada Dani Monteiro, do PSOL, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj, e foi assinada por mais 23 deputados.

O projeto surgiu depois da realização de audiências com especialistas e populações afetadas durante os últimos três meses. Alexandre Pessoa, engenheiro sanitarista da Fiocruz, foi um dos consultados. Para ele, é urgente que sejam adotadas medidas públicas de combate a essas situações.

A deputada Dani Monteiro reforça a necessidade de o poder público redobrar a atenção diante das tragédias ocorridas.

A CPI aguarda a possibilidade de instalação. O pedido acontece dias depois de uma forte chuva que atingiu o Estado do Rio de Janeiro, gerando mais de 350 ocorrências, entre alagamentos, desabamentos e salvamentos de pessoas presas. Foram registradas seis mortes em menos de 24 horas.

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi - 09/02/2023 17:45:16. Última edição: 09/02/2023 17:45:16

Tags: Chuvas CPI Alagamentos Rio De Janeiro Mortes

Leia também:

Movimento entra com ação por preservação de sítio arqueológico em SP

Vestígios do Quilombo Saracura foram encontrados no bairro do Bixiga, durante as obras da Estação 14 Bis, que vai integrar a futura Linha 6 Laranja do Metrô.

Carnaval RJ: ingressos populares se esgotam em menos de 2 horas

Carnaval RJ: ingressos populares se esgotam em menos de 2 horas

Foram vendidos 13 mil ingressos ao valor de R$ 15, sem cobrança de taxas. Quem fez a reserva do ingresso pela internet deve realizar o pagamento em dinheiro no próximo sábado (11).

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi