Defesa Civil alerta para ventos de 90 km/h em São Paulo
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo, a formação das fortes rajadas de vento ocorrerá em razão da atuação, no Sul do país, de um ciclone extratropical.
Chegada de ciclone extratropical deixará tempo instável
O ciclone extratropical que já chegou aos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul deve atingir o município do Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (13). De acordo com o Sistema Alerta Rio, a aproximação de uma frente fria deixará o tempo instável na cidade. Os cariocas vão perceber o aumento de nebulosidade ao longo do dia e, à noite, existe a previsão de chuva fraca a moderada. Já os ventos estarão moderados a fortes e podem atingir entre 51,9 quilômetros por hora (km/h) e 76 km/h. As ondas podem atingir 4 metros (m) de altura nas praias de mar aberto.
© Tânia Rêgo/ Agência Brasil
A Marinha do Brasil emitiu nesta terça-feira (11) um aviso de ressaca do mar para o litoral da cidade do Rio de Janeiro. Das 21h desta quinta-feira às 9h de sábado (15), ondas de 2,5 m a 4 m de altura podem atingir a orla da cidade.
As altas ondas estão relacionadas ao ciclone extratropical que já está no Sul do país. De acordo com o Sistema Alerta Rio, os impactos no Rio serão mais amenos. “O ciclone extratropical afeta diretamente a Região Sul do Brasil, porém seu deslocamento pelo oceano influenciará o tempo na cidade do Rio, mesmo que de forma mais atenuada. Há previsão de chuva fraca a moderada para as próximas horas e a possibilidade de ventos fortes, com rajadas”, informa a meteorologista-chefe do Alerta Rio, Raquel Franco.
O Centro de Operações Rio recomenda que cariocas e turistas evitem o banho de mar e a prática de esportes dentro d'água. Além disso, devem ficar longe dos mirantes na orla, porque ondas gigantes podem atingir o local. Os pescadores devem evitar a navegação, principalmente em embarcações de pequeno porte. A orientação é não entrar no mar para resgatar vítimas de afogamento. Nesses casos, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente pelo telefone 193.
Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Juliana Andrade - 12/07/2023 20:15:15. Última edição: 12/07/2023 20:15:15
Tags: Ressaca Ciclone Extratropical Rio De Janeiro Meteorologia
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo, a formação das fortes rajadas de vento ocorrerá em razão da atuação, no Sul do país, de um ciclone extratropical.
Entre os anos de 2003 e 2009, Solimar impulsionou os projetos Grio e Rappers, que consolidaram o hip hop como manifestação cultural e plataforma de expressão da juventude negra.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.