Geral

Restaurante Popular da Central, no RJ, reabre em meio a tumulto

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse que a reabertura do local reflete o quanto essa demanda precisava ser atendida.

Tumulto e vaias ao governador do Rio de Janeiro marcaram a reinauguração do Restaurante Popular da Central, nesta terça-feira.

Restaurante Popular da Central, no RJ, reabre em meio a tumulto

Sobre o ocorrido, Cláudio Castro, disse que a reabertura do local reflete o quanto essa demanda precisava ser atendida. 

Em entrevista coletiva concedida em frente ao restaurante, o governador Cláudio Castro classificou como lamentáveis os protocolos empregados nas operações da Polícia Militar que culminaram nas mortes dos menores Thiago, de 13 anos, na Cidade de Deus, Wendell, de 17 anos, na Ilha do Governador e Eloah, de 5 anos, no Morro do Dendê.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro vai passar por um treinamento especial durante as abordagens. Dos 40 mil PMs que fazem parte da corporação no estado, mais de 4 mil já passaram pela reciclagem desde a reativação do programa, em 2022. A capacitação dura uma semana.

O porta-voz da Polícia Militar, coronel Marco Andrade, afirmou também em entrevista coletiva nesta terça-feira (15), que os treinamentos serão compulsórios para agentes envolvidos em ações que resultaram em morte.

Até essa segunda-feira, o Instituto Fogo Cruzado já registrou 16 crianças com menos de 12 anos baleadas no Grande Rio: 7 morreram e 9 ficaram feridas somente em 2023. Um terço dos jovens baleados na Região Metropolitana do Rio foi vítima de bala perdida. A metade deles foi atingida durante operações policiais.

Em 7 anos, mais de 600 crianças e adolescentes foram baleados na área que compreende cidades como o Rio de Janeiro, Niterói, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Tanguá, além dos municípios da Baixada Fluminense.  

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves - 15/08/2023 18:40:10. Última edição: 15/08/2023 18:40:10

Tags: Restaurante Popular Central Reabertura

Leia também:

MME pedirá investigação da PF e da Abin sobre interrupção de energia

MME pedirá investigação da PF e da Abin sobre interrupção de energia

Em entrevista coletiva, ministro Alexandre Silveira avaliou que ONS não terá condição de dizer "se esses eventos foram eminentemente técnicos, ou se houve também falha humana ou até dolo”.

Ministro concede coletiva para esclarecer queda de energia

Ministro concede coletiva para esclarecer queda de energia

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira explica os motivos do interrompimento de energia na manhã de hoje em diversos estados.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi