Geral

Restaurante Popular da Central tem capacidade para 3 mil refeições

Mesmo quem tem animais poderá se alimentar no local, que tem uma área reservada para deixar os pets durante o período do almoço, com água e ração.

Após 5 anos fechado, o Restaurante Popular da Central do Brasil, no centro do Rio, foi reaberto.

Restaurante Popular da Central tem capacidade para 3 mil refeições

Esta é a 11ª unidade inaugurada no estado. De acordo com o governo, outras quatro serão entregues ainda este ano, em Madureira, na Zona Norte na Capital, em Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense e em Barra Mansa, cidade do sul do estado. Além disso, a unidade do Méier, também na Zona Norte do Rio está prevista para o início de 2024.

O restaurante da Central oferece almoço todos os dias pelo valor de R$ 1, e tem capacidade para servir 3 mil refeições diariamente. Na inauguração foram doadas cerca de 600 pulseiras que davam direito a uma refeição grátis. A procura foi tanta que acabou resultando em tumulto. Mas para o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, isso demonstra a grande demanda e a importância do projeto.

De acordo com o Censo da População de Rua de 2022 feito pela prefeitura do Rio, somente na capital, mais de 7.800 pessoas estão em situação de rua, um aumento de 8,5% em relação a 2020. Mesmo quem tem animais poderá se alimentar no local, que tem uma área reservada para deixar os pets durante o período do almoço, com água e ração.

Outro foco do projeto são os trabalhadores informais, que muitas vezes passam o dia no rua e não têm condições de se alimentar adequadamente. O restaurante será gerido em parceria com o Sesc, que vai preparar as refeições em uma cozinha industrial e levá-las prontas para distribuição no refeitório.

*Com supervisão de Tâmara Freire.

Agência Brasil / Por Yuri Miltersteiner - Estagiário da Rádio Nacional* - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire / Alessandra Esteves - 16/08/2023 18:05:09. Última edição: 16/08/2023 18:05:09

Tags: Restaurante Popular RJ Central Reabertura

Leia também:

Pesquisadores da UFSM descobrem fóssil precursor dos pterossauros

Pesquisadores da UFSM descobrem fóssil precursor dos pterossauros

Segundo o paleontólogo do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa), Rodrigo Temp Mülle, descoberta representa conquista bastante importante para o Brasil.

Marina Silva defende segurança jurídica para o Conama

Marina Silva defende segurança jurídica para o Conama

Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima diz que retomada do regimento interno de 2011 é passo importante para existência do conselho.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi