Geral

Retirada de gigogas da Barra da Tijuca deve terminar nesta quinta

Mais de 301 toneladas das plantas aquáticas foram retiradas

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) removeu até o final da tarde desta quarta-feira (11), mais de 301 toneladas de gigogas das areias da praia da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, terminando praticamente com o recolhimento das plantas da areia.

Retirada de gigogas da Barra da Tijuca deve terminar nesta quinta
© Tatiana Alves/Radiojornalismo EBC

As gigogas se desprenderam de uma eco-barreira de contenção na Lagoa da Tijuca, na última sexta-feira (6) e foram levadas através do quebra-mar da Barra da Tijuca, entrada para o mar aberto para uma grande extensão da orla.

As gigogas são plantas aquáticas que se desenvolvem no meio ambiente contaminado. São conhecidas por despoluir as águas, já que suas raízes filtram a matéria orgânica. Elas também auxiliam na alimentação e reprodução de diversas espécies aquáticas. Suas raízes são utilizadas como alimento, proteção para pequenos peixes e servem como locais de desova.

De acordo com a Comlurb, o serviço de remoção das gigogas continua, mas a quantidade de plantas chegando à praia está bem reduzida, com previsão de término até a manhã desta quinta-feira (12),

Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Fábio Massalli - 11/01/2023 23:15:15. Última edição: 11/01/2023 23:15:15

Tags: Gigogas Barra Da Tijuca

Leia também:

PF interrogou e prendeu 1.159 pessoas por atos golpistas

PF interrogou e prendeu 1.159 pessoas por atos golpistas

Mais 684 detidos - idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e pais/mães acompanhados de crianças – também foram identificados e responderão em liberdade.

CGU pede abertura de ação contra servidor que atuou em ato terrorista

A CGU, Controladoria-Geral da União, enviou, nessa quarta-feira, um ofício aos ministérios com orientações para a devida apuração de casos envolvendo agentes públicos federais que tenham apoiado, facilitado ou participado das ações antidemocráticas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi