Defensoria: maioria dos presos na Operação Escudo estava desarmada
Relatório preliminar aponta que 90% das prisões em flagrante não tiveram apreensão de armas. Documento foi elaborado com base nas prisões feitas entre 27 de julho e 15 de agosto.
Eleito em abril, filólogo é especialista em estudos do português
O escritor e filólogo, Ricardo Cavaliere, tomou posse na noite desta sexta-feira (18), na cadeira número 8 da Academia Brasileira de Letras (ABL), no lugar da escritora Cleonice Berardinelli, que morreu em janeiro deste ano, aos 106 anos.
Eleito em abril, Cavaliere é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem mestrado e doutorado em Língua Portuguesa, também pela UFRJ. É professor aposentado da Universidade Federal Fluminense. Ele ainda atua no programa de pós-graduação em Estudos de Linguagem. também membro da Academia Brasileira de Filologia.
O filólogo tem experiência na área de Letras e Linguística, focado em descrição do português e na historiografia dos estudos gramaticais. É autor de mais de cem trabalhos acadêmicos.
Ao assumir a cadeira na ABL, Cavaliere disse que vai "procurar honrar o voto que me foi concedido para estar aqui agora e dar seguimento a esse trabalho que os nossos filólogos do passado começaram tão bem e o fizeram de maneira tão qualificada”.
Cavaliere é autor das seguintes obras: Fonologia e morfologia na gramática científica brasileira (2000), Pontos essenciais em fonética e fonologia (2005), Palavras denotativas e termos afins: uma visão argumentativa (2009), A gramática no Brasil: ideias, percursos e parâmetros (2014) e História da gramática no Brasil: séculos XVI a XIX (2022).
Dentre as comendas recebidas, destacam-se o título de Grande Benemérito do Real Gabinete Português de Leitura (2008), a Medalha do Mérito Filológico da Academia Brasileira de Filologia (2018) e o Prêmio Celso Cunha da União Brasileira de Escritores (2015).
Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Carolina Pimentel - 18/08/2023 21:55:08. Última edição: 18/08/2023 21:55:08
Tags: ABl Ricardo Cavaliere
Relatório preliminar aponta que 90% das prisões em flagrante não tiveram apreensão de armas. Documento foi elaborado com base nas prisões feitas entre 27 de julho e 15 de agosto.
Liderança quilombola, Binho do Quilombo foi morto em 2017. "Temos que estudar essa investigação pretérita", diz delegada do caso.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.