Geral

Rio: Comlurb antecipa ação de conscientização de banhistas sobre lixo

Projeto Praia Limpa explica o descarte correto de lixo

A Comlurb antecipou para amanhã (18), às 9h, o início de uma ação de conscientização do projeto Praia Limpa para intensificar, junto aos banhistas, como deve ser feito o descarte de lixo nesses locais.

Rio: Comlurb antecipa ação de conscientização de banhistas sobre lixo
© Comlurb/Divulgação/Direitos reservados

O lançamento da campanha será próximo à Pedra do Leme, na zona sul da cidade com o grupo Chegando de Surpresa, composto por garis que usam a música e a dança para orientar os banhistas. O famoso gari Renato Sorriso, querido entre os cariocas, compõe o grupo.

A ação foi antecipada em razão da grande quantidade de resíduos e sujeira recolhidos no último fim de semana, que chamou a atenção da Comlurb. Ao todo, no sábado (14) e domingo (15), foram retiradas das praias mais de 610 toneladas de resíduos.

Segundo a companhia, esse volume é quase o dobro do coletado em um fim de semana típico de verão, em torno de 350 toneladas. Para a Comlurb, isso demonstra que “muitos cariocas e turistas não fizeram o dever de casa dando o destino correto ao lixo”.

O reforço no serviço de limpeza vem sendo feito pela companhia desde dezembro, com a operação Praia Limpa, que todo ano durante o verão amplia o número de garis e os turnos de trabalho.

Em mais uma ação para incentivar o descarte adequado, a Comlurb aumentou a quantidade de contêineres – apenas na zona sul, foram instalados mais mil. “A contribuição dos frequentadores para a manutenção da limpeza da praia é essencial”, disse a companhia.

Ações semanais

A partir de amanhã, até o fim do verão, as ações de conscientização do Praia Limpa serão semanais em diferentes pontos da cidade, entre quinta-feira e sábado. Na quinta (19), a ação ocorre nos postos 9 e 10, em Ipanema.

Na sexta-feira (20), feriado do padroeiro da cidade, São Sebastião, a equipe vai para o Arpoador. A ação nesta semana se completa no sábado, nos postos 11 e 12 no Leblon.

As próximas praias previstas para receber a conscientização são as da Barra da Tijuca, do Recreio dos Bandeirantes, de Barra de Guaratiba, na zona oeste; da Ilha do Governador, na zona norte; e de Copacabana, na zona sul.

A Comlurb disse que “está aberta a parcerias para viabilizar brindes que sejam incentivos ao descarte correto, como sacolas retornáveis e sacos biodegradáveis”.

O trabalho da Comlurb se estende ao longo dos 56 quilômetros de praias da capital. Conforme a companhia, o reforço nas ações conta com 600 garis por dia, que trabalham em até três períodos, incluindo a noite e madrugada, para que as praias fiquem sempre limpas.

Para melhorar a coleta, o serviço passou a contar com novos tratores de praia com equipamento acoplado “para peneirar e revolver a areia, realizando uma limpeza mais minuciosa, fazendo a higienização e contribuindo para reduzir ainda mais as impurezas, chegando a alcançar 20 centímetros de profundidade”.

Além de ajudar na prevenção de microorganismos, o revolvimento retira resíduos de menor tamanho. “Há seis anos que o equipamento não era usado na limpeza das praias. Com a aquisição deles a Companhia volta a ter o padrão de limpeza de praias que existia até 2016”, completou.

Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Denise Griesinger - 17/01/2023 15:32:23. Última edição: 17/01/2023 15:32:23

Tags: Comlurb Projeto Praia Limpa Prefeitura Rio De Janeiro Lixo Praia

Leia também:

Wilson Wellisch é empossado na Secretaria de Radiodifusão

De acordo com a pasta, uma outra missão será a de implementar a chamada TV 3.0, que é considerada a nova geração da TV Digital, até dezembro de 2023.

Explosão mata cinco pessoas em clube de tiro em Manaus

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Robson Falcão fala sobre as condições da estrutura do local e destaca que a Defesa Civil ainda vai analisar se o espaço será interditado.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi