Geral

Rio de Janeiro anuncia medidas para reduzir impactos do calor

Nesta segunda-feira (27), já começaram a funcionar 100 pontos de hidratação em unidades de saúde. Além disso, nos dias mais quentes, a população em situação de rua vai receber água potável e bebidas isotônicas.

Diante da previsão de novas ondas de calor atingirem o país ainda neste ano, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou uma série de medidas para reduzir os impactos das altas temperaturas e sensação térmica.

Rio de Janeiro anuncia medidas para reduzir impactos do calor

Nesta segunda-feira (27), já começaram a funcionar 100 pontos de hidratação, em unidades de saúde que ficam em bairros que registram as maiores temperaturas. Nesses locais, as pessoas que apresentarem sintomas de estresse, fraqueza ou dor de cabeça por causa do calor, poderão receber o atendimento tanto por via oral como venosa.

Além disso, nos dias mais quentes, a população em situação de rua vai receber água potável e bebidas isotônicas, importantes para o período de maior calor. Mas, o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz alertou que elas não devem ser usadas de maneira corriqueira e por pessoas hipertensas.

Os abrigos da prefeitura vão receber ventiladores para dar maior conforto térmico aqueles que usam as unidades.

Essas medidas ficam em vigor até o final do verão, em 21 de março. Ao anunciar as iniciativas, o secretário de Saúde do Rio aproveitou fez recomendações importantes para esse período mais quente do ano.

O plano de contingência da prefeitura do Rio também prevê reforço no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya; e a implantação de parques urbanos e reflorestamento nas em áreas nas zonas norte e oeste.

Na última onda de calor forte na capital, a cada duas horas, uma pessoa precisou de atendimento médico. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, no dia 18 deste mês, a cidade do Rio de Janeiro bateu o recorde de temperatura: 42,5 graus.

O recorde histórico no Rio é de 43,2 graus em Santa Cruz, na zona oeste da cidade, marcado no dia 26 de dezembro de 2012.

Desde o início de 2023, já foram registradas no país 8 eventos de onda de calor e ainda há possibilidade de novas ocorrências ainda neste ano.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves - 27/11/2023 15:35:05. Última edição: 27/11/2023 15:35:05

Tags: Onda De Calor Altas Temperaturas Sensação Térmica

Leia também:

Território de comunidade quilombola é titulado em São Paulo

Território de comunidade quilombola é titulado em São Paulo

Em cerca de 165 hectares, vivem 266 pessoas. A comunidade Jaó teve início quando um casal que resistiu ao regime escravocrata no fim do século 19 recebeu terras no Sítio da Ponte Alta.

Grande Rio teve 283 chacinas policiais em sete anos, diz Fogo Cruzado

Grande Rio teve 283 chacinas policiais em sete anos, diz Fogo Cruzado

Operações resultaram em 283 chacinas e na morte de 1.137 civis de agosto de 2016 a julho de 2023, na região metropolitana da capital fluminense.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi