Geral

Rio: programação gratuita celebra um ano do Espaço Cultural Arte Sesc

Espaço terá exposição, cinema e atrações para o público infantil

A mansão centenária Figner, localizada no bairro do Flamengo, zona sul da capital fluminense, foi reaberta em janeiro do ano passado, depois de restauração, abrigando o Espaço Cultural Arte Sesc. Neste sábado (28), o espaço celebra um ano de atividades, com programação inteiramente gratuita para o público de todas as idades.

Rio: programação gratuita celebra um ano do Espaço Cultural Arte Sesc
© Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O curador do Arte Sesc, Marcelo Campos, disse que a partir das 14h, dentro do Programa Educativo, haverá visita mediada à exposição Abstrações, composta por obras de artistas do sexo feminino que exploram o caminho da abstração em diferentes tempos e formas expressivas, entre as quais Fayga Ostrower, Renina Katz, Anna Letycia, Anna Maria Maiolino, Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral. A mostra seguirá em cartaz.

Haverá também a partir das 14h um laboratório artístico para o público infantil, além da exibição de documentários, como Nós, Palhaças, que registra o olhar feminino sobre o passado, o presente e o futuro do circo, na Sessão Pipoca Picadeiro. A exibição é seguida de debate com os realizadores.

Às 16h, serão realizados, dentro também do Programa Educativo, visita mediada e laboratório para o público adulto, mais ligado ao cinema e à música. A programação prevê, às 17h, exibição do documentário Orin – Música para os Orixás. O encerramento das festividades ocorre a partir das 18h, com o lançamento do Catálogo Exposição Abstrações. “Qualquer pessoa pode participar. É uma atividade externa, fora do casarão”.

Importância

Marcelo Campos reforçou a importância do centro cultural para o Serviço Social do Comércio (Sesc) do Rio. “Abrir um espaço de cultura na cidade é uma raridade e o bairro do Flamengo é um lugar que não tem tanto espaço cultural assim”.

As exposições que ocupam o Espaço Arte Sesc são recortes curatoriais em torno de peças do acervo do Sesc RJ, composto por mais de 500 obras, que estavam espalhadas por unidades do estado. Com a revitalização do espaço, foi possível iniciar um trabalho de catalogação, higienização e acondicionamento desses trabalhos em salas apropriadas na sede do Flamengo, o que permitiu a continuidade das pesquisas em torno do acervo.

Além das exposições, o Arte Sesc conta com programações diversas em outras linguagens artísticas, como música, audiovisual, artes cênicas e literatura. No Bistrô Artes Sesc, os visitantes podem provar cardápio assinado pelo chef francês Frédéric Monier.

Origem

Situado na Rua Marquês de Abrantes, 99, no Flamengo, o Espaço Cultural Arte Sesc é uma das 26 unidades do Sesc no Rio de Janeiro. No local, está a sede estadual da instituição. O imóvel foi construído em 1912 e tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Ali morou o empresário tcheco Frederico Figner (1866/1947), pioneiro da indústria fonográfica no Brasil. Ele foi o fundador da Casa Edison, que revendia equipamentos de som e luz como fonógrafos, gramofones e kinetoscópios, e também criador da primeira gravadora musical do Brasil, a Odeon.

O espaço foi reinaugurado em janeiro de 2022 depois de um ano de trabalhos de restauração e de sete anos fechado para o público. Nesse período, o imóvel abrigou apenas atividades administrativas. A exposição inaugural foi Notícias do Brasil: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues, com gravuras assinadas pelos três artistas, em celebração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.

Nova mostra

Para 2023, Marcelo Campos revelou que o centro cultural vai trocar a exposição em cartaz. “Vai permanecer com ligação com a coleção do Sesc Rio. Nós vamos ter uma exposição que homenageia Emanoel Araújo, recém-falecido, que tem obras na coleção”. O curador adiantou que serão trazidos artistas afrodescendentes para dialogar com as obras de Araújo. Essa exposição será inaugurada em abril e ficará em cartaz durante seis meses.

Emanoel Araújo foi escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravurista, cenógrafo, pintor, curador e museólogo brasileiro. Nasceu no dia 15 de novembro de 1940, em Santo Amaro (BA) e faleceu em 7 de setembro de 2022, na capital paulista.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro  / Edição: Fábio Massalli - 28/01/2023 10:40:17. Última edição: 28/01/2023 10:40:17

Tags: Espaço Cultural Arte Sesc Exposição

Leia também:

Conheça o trabalho e o treinamento dos cães bombeiros

O faro e a audição aguçados são elementos que os fazem diferenciados para o trabalho de busca - e o fator tempo também é crucial entre as operações. Por isso, os cães são tão essenciais para essas atividades.

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 75 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 75 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi