Mostra Internacional de Cinema Negro homenageia Kabengele Munanga
Professor e antropólogo, Kabengele Munanga desenvolveu estudos na Universidade de São Paulo (USP) sobre o dilema social do negro brasileiro.
Registro foi feito à tarde no bairro de Guaratiba
Em uma semana marcada por intenso calor, o Rio de Janeiro estabeleceu nesta quinta-feira (16) novo recorde de temperatura em 2023: 42,6 graus Celsius (°C). O termômetro que registrou tal temperatura foi o do bairro de Guaratiba, na zona oeste da cidade, que tem chamado a atenção pela sensação térmica de mais de 50 °C no período da manhã.
© Tomaz Silva/ Agência Brasil
No início da tarde, momento em que o recorde foi estabelecido, a maior sensação térmica era de 53,3°C, no bairro do Jardim Botânico, na zona sul.
Antes desta quinta-feira, o recorde anterior tinha sido estabelecido pela onda de calor que se abateu sobre o Brasil desde o fim de semana. No domingo (12), termômetros do bairro de Irajá, na zona norte, marcaram 42,5°C.
Para esta sexta-feira (17), o Alerta Rio prevê que as temperaturas continuem acima dos 40°C, sem previsão de chuva. A umidade relativa do ar deve continuar entre 21% e 30% no período da tarde em alguns pontos da cidade.
Já entre o sábado (18) e o domingo (19), áreas de instabilidade estarão presentes, associadas à passagem de uma frente fria no mar. Com isso, há previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde de sábado e a qualquer momento do domingo, podendo passar de 25 milímetros por hora. Os ventos estarão moderados, podendo haver rajadas fortes durante as pancadas.
Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Franco - 16/11/2023 19:30:12. Última edição: 16/11/2023 19:30:12
Tags: Rio De Janeiro Onda De Calor Recorde De Temperatura
Professor e antropólogo, Kabengele Munanga desenvolveu estudos na Universidade de São Paulo (USP) sobre o dilema social do negro brasileiro.
Em situações de risco, alto-falantes instalados nas comunidades também reproduzirão avisos por meio de mensagens gravadas. Prefeito fez apelo para que população obedeça aos alertas.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.