Geral

RJ fecha 2022 com o menor número de crimes contra vida em 31 anos

É o menor valor desde 1991, quando começou a série histórica da pesquisa do ISP (Instituto de Segurança Pública do estado).

Em 2022, 3.052 pessoas foram assassinadas no estado do Rio de Janeiro. O número representa uma queda de 6% em relação ao ano anterior, ou seja, menos 201 homicídios dolosos, aqueles em que há a intenção de matar. É o menor valor desde 1991, quando começou a série histórica da pesquisa do ISP (Instituto de Segurança Pública do estado).

O balanço dos crimes ocorridos em 2022 em todo o estado mostra que houve queda também em outros indicadores na comparação com 2021.

O latrocínio, que é o roubo seguido de morte, caiu 43% e a letalidade violenta, que inclui roubo seguido de morte, homicídio doloso, morte por intervenção de agente do estado e lesão corporal seguida de morte, teve uma redução de 6%.

De acordo com o ISP, os valores destes indicadores são os menores para o acumulado do ano dos últimos 31 anos.

Em 2022, 1.327 pessoas morreram em confronto ou em ações policiais. O número, segundo o Instituto de Segurança, representa uma queda de 2% em relação a 2021 e é o menor para o acumulado nos últimos dois anos.

Para a diretora-presidente do Instituto, Marcela Ortiz, vale destacar, ainda, a queda dos roubos de rua, que impactam diretamente a sensação de segurança da população.

No ano passado, foram 62.120 casos registrados de roubo a pedestres, de aparelho celular e roubo em ônibus. Apesar do número alto, segundo o ISP, foi o menor nos últimos 10 anos. Na comparação com 2021, o indicador registrou queda de 7%.

Na produtividade policial, as apreensões de fuzis e prisões em flagrante também apresentaram resultados positivos. De janeiro a dezembro, 457  fuzis foram retirados das ruas (cerca de um por dia). E 34.232 pessoas foram presas em flagrante pelas polícias em 2022.

Os roubos de carga caíram 6% em relação a 2021. Já o número de veículos roubados aumentou 4% em relação ao ano anterior.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki - 20/01/2023 10:45:07. Última edição: 20/01/2023 10:45:07

Tags: Rio De Janeiro ISP

Leia também:

Suspeito confessa que colocou bomba em caminhão-tanque no DF

O eletricista e taxista Alan Diego dos Santos Rodrigues confessou ter colocado a bomba em um caminhão-tanque com 60 mil litros de combustível, perto do aeroporto de Brasília, na véspera do Natal.

Mostra de Tiradentes debate cinema em novas bases

Mostra de Tiradentes debate cinema em novas bases

Organizado pela Universo Produção desde 1998, a Mostra de Tiradentes chega agora à sua 26ª edição. Sua criação foi pensando com o objetivo de colaborar com o chamado cinema de retomada.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi