Geral

RJ vai criar protocolo de segurança em cirurgias hospitalares

A lei sancionada na semana passada busca evitar crimes contra pacientes anestesiados ou em vulnerabilidade.

Todos os procedimentos realizados em salas de cirurgias de hospitais públicos ou privados no estado do Rio de Janeiro deverão ser acompanhados por duas enfermeiras. E, as profissionais deverão, ainda, acompanhar o paciente até o quarto.

A lei 10.026, da deputada Martha Rocha, do PDT, foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial da última sexta-feira. Mas não entrou em vigor porque ainda precisa ser regulamentada.

Segundo Martha Rocha, a lei visa a prevenção de crimes que possam ser praticados contra o paciente anestesiado ou em condições de vulnerabilidade. 

E, citou um exemplo recente, em que uma mulher, ainda sob efeitos de anestesia, após realizada a cesariana, foi vítima de estupro no Hospital da Mulher, em São João de Meriti. O crime foi praticado pelo próprio médico anestesista.

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública, entre 2015 e 2021, ao menos 177 casos de estupro contra mulheres foram registrados em hospitais, clínicas e outras unidades de saúde no estado do Rio de Janeiro. Em média, um novo caso é reportado a cada duas semanas.

Mais da metade dos casos são contra menores de 14 anos ou pessoas incapazes de se defender.

Ainda segundo o relatório do ISP, ao menos 37 crianças menores de 13 anos foram violentadas nessa situação, dez adolescentes de 14 a 17 anos e cinco idosas com mais de 60 anos.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos - Marizete Cardoso - 29/05/2023 12:40:06. Última edição: 29/05/2023 12:40:06

Tags: Lei Protocolo Hospital Rio De Janeiro Crimes Pacientes

Leia também:

Justiça Eleitoral cassa mandato do deputado federal Marcelo Crivella

A ação, ajuizada pela coligação PT – PC do B e movida pelo Ministério Público do Estado, acusa o bispo da igreja Universal de prática de abuso de poder de autoridade e conduta vedada a agente público em campanhas eleitorais.

Ação de motoristas e cobradores atrasa saída de ônibus em São Paulo

Ação de motoristas e cobradores atrasa saída de ônibus em São Paulo

Para a manhã desta segunda-feira, estavam previstas assembleias nas garagens, das 15h às 17h, para informar os trabalhadores sobre as ações.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi