Geral

Saiba se sua casa está com a estrutura comprometida pelas chuvas

Entenda como verificar os sinais em casa que podem indicar que o local está comprometido pelas chuvas ou enxurradas. Nesses casos, a orientação é a desocupação imediata do local.

Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado com muita frequência inundações, alagamentos e deslizamentos. Neste ano, o litoral paulista sofreu com fortes chuvas que deixaram 65 mortos e mais de 2500 desabrigados. Em 2022, uma tragédia semelhante aconteceu em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, onde 240 pessoas perderam a via em deslizamentos de terra depois de horas de chuva intensa. 

E as inundações são mesmo o segundo desastre mais recorrente no Brasil, representando cerca de 30% do total e aparecendo como a principal responsável por mortes neste contexto. Esses dados são da Sobrasa - Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

Mas será que é possível minimizar os danos diante de situações como essas? David Szpilman, médico e secretário-geral da Sobrasa, explica que evitar ocupar locais proibidos é uma das principais ações a serem tomadas. Mas atitudes mais fáceis e simples do dia a dia ajudam bastante.

Dr David Szpilman dá dicas, ainda, de como verificar os sinais em casa que podem indicar que aquele local está comprometido pelas chuvas ou enxurradas. Nesses casos, a orientação é a desocupação imediata do local.

É sempre bom lembrar que em qualquer chuva intensa ou sinais de deslizamentos e inundações, a defesa civil local precisa ser avisada. Em caso de emergência, basta ligar para os Bombeiros, pelo número 192.

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi - 27/02/2023 15:25:11. Última edição: 27/02/2023 15:25:11

Tags: Inundações Sinais Casas Afetadas Enxurradas

Leia também:

Mortes no litoral de SP mostram falhas na comunicação para prevenção

Mensagens do poder público em tom genérico e pouco precisas, comprometem a saída de forma emergencial dos locais de risco, segundo professor Instituto de Energia e Meio Ambiente da USP, Pedro Luiz Côrtes.

Anatel libera sinal 5G para mais 347 municípios

Anatel libera sinal 5G para mais 347 municípios

Prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz terão que solicitar à Anatel licenciamento e ativação de estações de 5G nos municípios. Prazo obedece a cronograma da agência.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi