Geral

Salários-maternidade do INSS serão analisados com mais rapidez

A iniciativa faz parte da Semana Nacional Previdenciária

O INSS vai acelerar a análise de 45 mil pedidos de salário-maternidade que estão há mais de 30 dias parados. A iniciativa faz parte da Semana Nacional Previdenciária, que acontece até o dia 19 deste mês. 

O Conselho de Recursos da Previdência Social também vai participar do mutirão e estima avaliar 6 mil processos entre 15 e 19 de maio. 

De acordo com a nota do Instituto Nacional do Seguro Social ação quer reduzir o estoque de benefícios em análise e vai contar com 5 mil servidores. 

O objetivo é garantir o cumprimento da política nacional voltada à mulher, reduzir o prazo de concessão do benefício para menos de 30 dias e garantir o pagamento dentro do prazo de afastamento do trabalho. 

O salário-maternidade é voltado a pessoas que precisam se afastar do trabalho por causa do nascimento do filho, aborto espontâneo ou adoção. Para ter direito ao benefício, a pessoa deve contribuir para a Previdência Social. 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Albuquerque - 11/05/2023 10:40:12. Última edição: 11/05/2023 10:40:12

Tags: Salário-maternidade

Leia também:

Alerj propõe ações para combater violência nas escolas

Alerj propõe ações para combater violência nas escolas

Em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, pesquisadores, pais e alunos cobraram mais investimentos, além de atendimento psicossocial.

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quinta-feira (11)

Macapá, no Amapá, tem alerta de chuvas e ventos intensos para esta quinta-feira (11). Pela manhã, o tempo fica com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. À tarde, passa a muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi