Geral

Salvador testa cooperativa de aplicativo para entregadores

A ideia é oferecer aos entregadores uma alternativa de gestão do serviço oferecido por eles, e, em paralelo, ampliar lucros e diminuir a precarização do trabalho.

Governo baiano implanta projeto-piloto de cooperativa de aplicativo para entregadores de Salvador. A proposta foi apresentada a representantes dos Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas da Bahia, Ministério Público do Trabalho e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes baianos.

A tecnologia foi desenvolvida pela Softex, uma organização da sociedade civil que atua no segmento de softwares. A ideia é oferecer aos entregadores uma alternativa de gestão do serviço oferecido por eles, e, em paralelo, ampliar lucros e diminuir a precarização do trabalho, como detalha Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia.

"A principal vantagem é que nós estamos preparando a cooperativa, e desenvolvendo o software e o aplicativo para que eles façam o gerenciamento. Para que eles se apropriem, inclusive, do resultado  integral do seu trabalho. Eles podem definir um fundo, deles, da própria cooperativa, para a estruturação da previdência para os cooperados. E as melhorias que se deem, os aperfeiçoamentos que se deem, se deem em função da discussão e da necessidade dos próprios cooperados. Hoje, as empresas, as big techs, se apropriam de uma parte significativa do trabalho deles e não dão a mínima segurança".

Para Marcelo Barbosa, presidente do Sindmoto, o aplicativo vai trazer mais benefícios e estabilidade para a categoria.

"Como agente fiscalizador, o sindicato tem observado que essas empresas de aplicativo não garantem nenhum direito aos trabalhadores. Não temos nem local fixo para ficar. Então a cooperativa, vai de encontro a isso. O trabalhador vai ser dono, vai ser verdadeiramente parte da cooperativa, onde os dividendos, os lucros, serão divididos em partes para os cooperados. Em São Paulo, já tem uma experiência com cooperativa. Então, essa cooperativa só vem beneficiar o trabalhador". 

Nesta etapa experimental, além do aplicativo em si, o projeto-piloto prevê assessoramento para formação de cooperativas de plataforma, com participação mínima de 100 entregadores, que utilizem moto ou bicicleta.

A expectativa do governo é que, após o treinamento, a primeira equipe de entregadores cadastrada comece a utilizar o aplicativo em maio na capital Salvador.

 

*com produção de Michelle Moreira

Agência Brasil / Por Madson Euler* - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes - 13/03/2023 16:45:25. Última edição: 13/03/2023 16:45:25

Tags: Entregadores De Aplicativo Cooperativas

Leia também:

Manaus decreta estado de calamidade pública por conta das chuvas

Manaus decreta estado de calamidade pública por conta das chuvas

A zona norte registrou a maior incidência de pontos de alagamentos e deslizamentos; no bairro Jorge Teixeira, um barranco desmoronou e atingiu 11 casas. Oito corpos foram localizados e três pessoas foram resgatadas com vida.

Bombeiros de São Paulo receberam 142 chamados por causa das chuvas

Bombeiros de São Paulo receberam 142 chamados por causa das chuvas

Dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram que março acumulou, até o momento, 130,8 mm, o que representa aproximadamente 73,6% dos 177,6 mm esperados para o mês.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi