Geral

Santa Catarina e Rio Grande do Sul seguem em alerta de fortes chuvas

A Defesa Civil alerta para a alta possibilidade de enxurradas, alagamentos e inundações no noroeste, sudoeste e centro do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

A população de vários municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ainda está tentando se recuperar dos estragos causados pelas tempestades do último fim de semana. Mas, os estados seguem sob alerta de fortes chuvas e aviso de perigo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Santa Catarina e Rio Grande do Sul seguem em alerta de fortes chuvas

Nesta quarta-feira (22), o volume de chuvas pode chegar a 100 milímetros, com ventos intensos, de até 100 km/h .E a Defesa Civil alerta para a alta possibilidade de enxurradas, alagamentos e inundações no noroeste, sudoeste e centro do Rio Grande do Sul, além da região metropolitana de Porto Alegre.

Na cidade de Gramado, na serra gaúcha, bairros inteiros precisaram ser evacuados nesta semana, devido a enormes rachaduras que surgiram no solo, depois das últimas chuvas. Está sendo investigado se a fenda aberta no solo tem relação direta com os temporais.

Estradas também foram afetadas, e há interdição total em quatro pontos da BR 116, uma das principais vias de ligação entre o Rio Grande do Sul e os outros estados da região.

Em Santa Catarina, a Defesa Civil também prevê temporais nesta quarta e quinta-feira que podem causar alagamentos, deslizamentos, enxurradas e destelhamentos, principalmente no oeste do estado, onde pode chover entre 70 e 130 milímetros.

Também é alto o risco de inundações nas regiões do Vale do Itajaí e Planalto Sul. 11 prefeituras catarinenses decretaram estado de calamidade pública. Duas pessoas morreram desde a segunda-feira, no estado, em consequência das fortes chuvas e quase 6 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e buscar abrigo público.

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves - 22/11/2023 16:10:30. Última edição: 22/11/2023 16:10:30

Tags: Temporais Sul Rio Grande Do Sul Santa Catarina Alerta

Leia também:

Trabalhadores dos Correios avaliam greve na semana da Black Friday

Trabalhadores dos Correios avaliam greve na semana da Black Friday

Os sindicatos dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (Sintect-RJ) e de São Paulo, Grande São Paulo e Zona Postal de Sorocaba (Sintect-SP) farão assembleias nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23), respectivamente, para avaliar a decretação de uma greve na semana da Black Friday. Segundo o Sintect-SP, a luta é por correção de inconsistências deixadas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no texto do Acordo Coletivo 2023-2024. “Essas inconsistências não eram para existir.

Proteção à população de rua é prioridade para políticas públicas

Proteção à população de rua é prioridade para políticas públicas

Portaria publicada no Diário Oficial estabelece a articulação entre órgãos e entidades do poder público para ampliação da assistência a essa população.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi