Geral

São Francisco: pesquisadores vão criar indicadores de sustentabilidade

Projeto visa auxiliar gestão de recursos hídricos no estuário entre Sergipe e Alagoas

A água salobra às margens da Ilha da Teresa, distante a cerca de 15 quilômetros da foz do Rio São Francisco, no município de Brejo Grande, no Norte de Sergipe, é apenas um dos sinais das mudanças no ecossistema da região ribeirinha.

São Francisco: pesquisadores vão criar indicadores de sustentabilidade

Além dos impactos vistos a olho nu na fauna e na flora, os efeitos sociais e econômicos diante do avanço do mar emergem a cada relato de quem vive da riqueza natural do Velho Chico, principalmente da pesca artesanal.

Elaborar indicadores ambientais e socioeconômicos para melhorar a gestão de recursos hídricos na região da foz é o objetivo de um grupo de 20 pesquisadores que começou a percorrer as águas do São Francisco no final do mês de outubro.

Com a elaboração dos indicadores de sustentabilidade sobre a foz do Velho Chico, a equipe pretende desenvolver uma plataforma online de monitoramento das cadeias produtivas e dos recursos naturais do Baixo São Francisco.

Coordenado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o trabalho também envolve pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) e Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).

Nos próximos três anos, as coletas serão feitas, pelo menos, duas vezes ao ano, nos períodos de chuva e de seca.

Os indicadores ambientais estão sendo elaborados a partir da análise de parâmetros físico-químicos da água e do solo; da avaliação das concentrações de pesticidas, metais pesados e contaminantes biológicos no pescado; e da distribuição de espécies de peixes, moluscos e crustáceos ao longo do estuário.

Já os indicadores socioeconômicos são voltados para as cadeias mais impactadas pelo avanço do mar na região: a pesca artesanal e a rizicultura, diante do processo de substituição do cultivo de arroz pela carcinicultura, que é a criação de camarão.

Esta etapa da pesquisa também conta com a participação direta das comunidades ribeirinhas, desde a aplicação de questionários à realização de oficinas, a fim de compreender, sobretudo, as transformações na cadeia produtiva do pescado ao longo do tempo.

Agência Brasil / Por Josafá Neto - Repórter da Rádio UFS - Aracaju - 09/11/2023 11:30:04. Última edição: 09/11/2023 11:30:04

Tags: Pesquisa Rio São Francisco Sustentabilid

Leia também:

Haddad comemora avanço da Reforma Tributária no Senado

Haddad comemora avanço da Reforma Tributária no Senado

O ministro da Fazenda comemorou a aprovação da Reforma isso depois de 30 anos do assunto estar no Congresso.

Prefeitura de São Paulo remonta tendas para dias de alta temperatura

Prefeitura de São Paulo remonta tendas para dias de alta temperatura

Locais vão distribuir água e frutas à população vulnerável em dias de calor intenso. A previsão para os próximos dias é de que os termômetros ultrapassem os 36 graus Celsius (ºC).

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi