Já o alerta vermelho de grande perigo foi mantido para a faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As informações são do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia.
O ciclone extratropical que atingiu o sul do país nesta quarta-feira já está indo pro Oceano Atlântico e perde força. As informações são do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia.
Um alerta laranja de perigo por causa de vendavais foi emitido pra faixa leste de São Paulo.E também pro litoral do Rio de Janeiro pra ocorrência de ventos costeiros.
Já o alerta vermelho de grande perigo foi mantido para a faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, como explica o meteorologista do Inmet, Mamedes Melo.
Segundo o Inmet, os ventos chegaram a 145 quilômetros por hora, na cidade catarinense de Bom Jardim da Serra. No estado, houve queda de postes, árvores, destelhamentos e falta de energia, de acordo com a Defesa Civil.
Em São Paulo, pelo menos uma pessoa morreu por causa dos ventos fortes que já chegaram ao estado. No Paraná, cerca de 1600 pessoas foram afetadas pela chuva, pelos ventos e alagamentos. 160 edificações foram danificadas.
Já no Rio Grande do Sul, a chuva passou dos 100 mm em Canguçu e Bagé. De acordo com a Defesa Civil gaúcha, uma pessoa morreu na cidade de Rio Grande depois que uma árvore caiu e 23 ficaram feridas no estado. 470 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. 51 municípios registraram prejuízos até o momento.
Segundo o governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, a população do estado ainda precisa estar em alerta.
Para receber os alertas da Defesa Civil, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP da sua localidade.
Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 13/07/2023 19:55:04. Última edição: 13/07/2023 19:55:04