Geral

São Paulo: imóvel que desabou e matou nove pessoas estava irregular

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, Léo Novais, disse hoje que o galpão que desabou, nessa terça-feira, dentro de uma empresa de contêineres da cidade estava

A prefeitura de Itapecerica da Serra afirmou que o imóvel que desabou e matou 9 pessoas estava irregular. O secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, Léo Novais, disse hoje que o galpão que desabou, nessa terça-feira, dentro de uma empresa de contêineres da cidade estava irregular.

Segundo a prefeitura, o projeto original do imóvel foi aprovado pela CETESB, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, em 2008. No lugar, funcionava outra empresa com finalidade comercial. Mas área foi adquirida pelo atual proprietário, a Multiteiner, que teria feito modificações não autorizadas e passou a usar a área para fins industriais. A empresa entrou com um novo pedido de licenciamento da CETESB. A última vistoria no imóvel aconteceu em 2017 e a prefeitura aguardava o novo licenciamento ambiental para realizar novas vistorias no imóvel.

Na terça-feira, o auditório da empresa desabou depois de um evento eleitoral. No local havia cerca de 70 pessoas. Nove pessoas morreram e 28 ficaram feridas.

Apesar das irregularidades, a empresa seguiu funcionando sem qualquer intervenção do poder municipal ou de outros órgãos de controle.

Depois do acidente, a Defesa Civil interditou a empresa por prazo indeterminado e agora investiga se a super lotação do auditório pode ter provocado o desabamento. O Ministério Público do estado também acompanha as investigações

Em nota, a CETESB informou que analisa exclusivamente as questões ambientais e que não é responsável por avaliar as estruturas do imóvel e a utilização do espaço.

Nós tentamos contato com a empresa Multiteiner, mas não houve resposta. Nas redes sociais, a empresa publicou uma nota lamentando o acidente e informando que está tomando todas as medidas para apurar e esclarecer o que aconteceu.

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Roberto Piza / GT Passos - 22/09/2022 17:14:52. Última edição: 22/09/2022 17:14:52

Tags: São Paulo Desabamento Morte Itapecerica Da Serra

Leia também:

Início da primavera será marcado por chuva e frio em pontos do país

Árvores repletas de flores, temperatura amena e chuvinha para refrescar. Isso é o que todo mundo pensa quando se fala em primavera. Mas, parece que a chegada dessa estação neste ano não vai ser bem

Homem é indiciado em MG por forjar falsas ofensas homofóbicas

Durante as investigações, a polícia descobriu que um dos integrantes do casal foi quem forjou as mensagens usando nomes falsos, um celular antigo e dois novos números.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi