Geral

São Paulo tem maior temperatura já registrada em agosto

Em cidades do noroeste paulista, como Araçatuba, a temperatura pode atingir 40 graus nesta tarde. Por causa disso, a Defesa Civil alerta para o risco de incêndios florestais naquela região, e iniciou a Campanha SP Sem Fogo.

O calor acima de 30 graus em pleno agosto assusta quem vive na terra da garoa. E as altas temperaturas, com baixa umidade do ar, vão durar até sexta-feira na cidade de São Paulo.

São Paulo tem maior temperatura já registrada em agosto

É o que aponta o Centro de Gerenciamento de Emergências, da Defesa Civil do Estado. Nesta quarta-feira (23), à tarde, a temperatura deve atingir 34 graus na capital paulista. Um recorde, já que é o maior calor registrado desde 1952, ano em que começaram as medições. 

O feirante Pedro Luiz está estranhando o calor em Sampa, onde vive há 30 anos.

Para a ajudante de cozinha Camila Lira, que nasceu em São Paulo, o calorão de agosto está até assustando. 

Em cidades do noroeste paulista, como Araçatuba, a temperatura pode atingir 40 graus nesta tarde. Por causa disso, a Defesa Civil alerta para o risco de incêndios florestais naquela região, e iniciou a Campanha SP Sem Fogo, com a instalação de réplicas de "onças-pintadas" em trinta pontos da Avenida Paulista. 

Para conscientizar a população, os bombeiros pedem que ninguém queime lixo ou jogue bitucas de cigarro em vias públicas ou terrenos. Muito menos solte balões, que é crime ambiental com pena prevista de um a três anos de prisão e pagamento de multas.

Mas o calorão de agosto não afeta apenas São Paulo. A massa de ar quente chegou a outras regiões do Brasil, e por isso, o Inmet,  Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu alerta amarelo, de temperaturas cinco graus acima da média histórica, até o próximo dia 25.

É o caso do Centro-Oeste, que costuma ser seco nesta época, mas, que desta vez, está com a umidade ainda mais baixa: 12% nesta quarta. O meteorologista Cléber Souza explica o fenômeno.

Em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, e até nos estados do sul do país, onde é comum fazer frio em agosto, as temperaturas só sobem. No Norte não está melhor. Em Manaus, a sensação térmica pode chegar a 49 graus. Você ouviu bem: 49 graus.

Portanto, uma recomendação dos médicos: calor intenso, atenção redobrada com a Umidade Relativa do Ar. A dica... beber muita água, se proteger do sol e evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes do dia. 

 

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 23/08/2023 15:40:03. Última edição: 23/08/2023 15:40:03

Tags: Calor Agosto Temperatura Inmet Seca

Leia também:

Marina afirma que “não se pode fazer acordos com análises técnicas”

Marina afirma que “não se pode fazer acordos com análises técnicas”

Ministra deu a declaração um dia depois de AGU ter divulgado documento favorável à exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, contrariando parecer anterior do Ibama.

Brasília ganha delegacia de repressão a crimes contra animais

Brasília ganha delegacia de repressão a crimes contra animais

Delegacia nasce para garantir os direitos dos animais, combater os crimes contra eles e investigar ocorrências de maus-tratos, crueldade, negligência e abandono de animais domésticos e de rua.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi