Geral

São Paulo terá lei que prevê emissão de laudo permanente para autistas

Alesp derrubou veto do governador Tarcísio de Freitas, e projeto será transformado em lei estadual; com isso, não será mais necessária a renovação, a cada seis meses, do laudo médico para o autismo, já que o diagnóstico não se altera.

Foi derrubado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), nessa quarta-feira (29), o veto do governador Tarcísio de Freitas ao projeto de lei que prevê a emissão de laudo permanente para autistas. 

Pela decisão, que aconteceu por unanimidade, em sessão extraordinária, não será mais necessária a renovação, a cada seis meses, do laudo médico para o autismo, já que o diagnóstico não se altera.

O autor do projeto, deputado Paulo Corrêa Jr., (PSD), salienta que a lei vai garantir mais conforto e facilidade à comunidade autista. E a deputada Andreia Werner (PSB), mãe de um adolescente autista, lembrou que 2 de abril é o Dia Internacional de Conscientização do Autismo, e apontou que essas pessoas precisam de mais atenção do poder público:

"Uma em cada 36 crianças até oito anos é autista no Brasil. Mais ou menos seis milhões de autistas. Os autistas sempre existiram - o que não existia era diagnóstico. Então, há 20 anos atrás, a pessoa passava como excêntrica, como excessivamente tímida, ou esquisita...".

Para o psicólogo clínico da Unicamp, Iuri Capelatto, manter um atestado com prazo indeterminado é essencial para o desenvolvimento dos autistas. Ele argumenta que as famílias já são sobrecarregadas para conseguir levar seus filhos em todas as terapias e intervenções, além das dificuldades em conseguir consultas com os profissionais, médicos e especialistas.

Agora, o projeto vai ser promulgado e transformado em lei estadual.

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Raquel Mariano / Nathália Mendes - 30/03/2023 15:15:11. Última edição: 30/03/2023 15:15:11

Tags: Autismo Laudo Permanente Para Autistas Alesp

Leia também:

Linha-8 Diamante registra segundo descarrilhamento de trem no mês

Trem descarrilhou na manhã desta quinta-feira (30) e circulação de composições no trecho foi interrompida; empresa que administra a linha relatou que não houve feridos, e que todos os passageiros desembarcaram em segurança.

Órgãos ambientais desmobilizam exploração ilegal de ouro no RJ

Durante a ação foram queimadas três balsas exploradoras no Rio Paraíba do Sul, entre Cambuci e São Filélis, e no Rio Muriaé, em Laje de Muriaé.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi