Quem for utilizar o bilhete único não terá seu saldo descontado e, caso a pessoa não tenha o bilhete, o cobrador ou motorista irá liberar a catraca. A medida vale a partir do dia 17.
A prefeitura de São Paulo vai instituir o passe livre nos ônibus municipais todos os domingos a partir do dia 17. Quem for utilizar o bilhete único não terá seu saldo descontado e, caso a pessoa não tenha o bilhete, o cobrador ou motorista irá liberar a catraca. A medida foi anunciada nessa segunda-feira (11).
O prefeito Ricardo Nunes prevê que, mesmo com maior demanda aos domingos por conta da medida, não será necessário aumentar a frota aos domingos, pois as empresas de ônibus trabalham com 60% de ociosidade nesses dias.
Para o especialista em mobilidade Daniel Santini, a medida pode ser a primeira para a universalização do transporte na cidade. E pode ajudar a reverter a tendência de queda no número de passageiros transportados nos ônibus municipais.
Lembrando que a tarifa zero aos domingos só vai valer para os ônibus municipais. Quem for pegar trem ou metrô nesses dias, vai continuar pagando passagem.
A cidade de São Caetano foi uma das primeiras da região metropolitana de São Paulo a adotar o passe livre. As pessoas que circulam na cidade em ônibus municipais não pagam a tarifa desde o dia 1º de novembro.
Segundo levantamento do especialista em mobilidade de Daniel Santini, mais de 80 cidades brasileiras já adotam o esquema de tarifa zero no transporte público.
* Com colaboração da Agência Brasil.
Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 12/12/2023 17:20:05. Última edição: 12/12/2023 17:20:05