Geral

Senacon notifica Enel após apagão em São Paulo

Segundo comunicado da Enel São Paulo, até a tarde desta segunda-feira, a energia foi restabelecida para 76% dos clientes impactado pelas fortes chuvas do último fim de semana.

A Secretaria Nacional do Consumidor notificou, nesta segunda-feira, a concessionária Enel para explicar a interrupção de fornecimento de energia na cidade de São Paulo e outros 23 municípios da região metropolitana.

Senacon notifica Enel após apagão em São Paulo

Pela estimativa da Senacon, órgão ligado ao Ministério da Justiça, mais de 2 milhões de consumidores sofreram os efeitos da ausência da prestação do serviço considerado essencial.

Com isso, a Enel São Paulo deverá prestar informações, no prazo de 24 horas, sobre a regularização do atendimento, canais à disposição dos consumidores, além de ampliar a comunicação no período maior de demanda.

A Senacon pede ainda que a Enel minimize danos, ressarça os consumidores e elabore planos de contingência diante de eventos climáticos extremos, com prazos, recursos, cronograma e pessoal necessário.

Aos consumidores que tiverem o fornecimento do serviço de energia elétrica interrompido, a Senacon orienta a entrar em contato com a concessionária e pedir informações sobre o prazo para normalização do serviço, com registro do protocolo de atendimento. Os produtos que precisam de refrigeração e foram perdidos pela ausência de energia elétrica deverão ser ressarcidos.

Quanto aos eletrodomésticos que deixaram de funcionar pela queda de energia, o consumidor deve registrar a ocorrência nos canais da concessionária, no prazo de 90 dias. Há prazos entre 10 e 15 para inspeção dos equipamentos danificados; e de 20 para providenciar o ressarcimento.

O monitoramento dos efeitos e reparo de danos será coordenado de forma integrada pelo Procon de São Paulo. E a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, deve prestar informações sobre a eficiência dos serviços prestados pela concessionária.

Também será criado Canal de Denúncias junto à Senacon para acompanhar o atendimento aos consumidores pela Enel do estado.

Segundo comunicado da Enel São Paulo, até a tarde desta segunda-feira, a energia foi restabelecida para 76% dos clientes impactado pelas fortes chuvas do último fim de semana.

Nós fizemos contato com a concessionária Enel para um posicionamento sobre a notificação da Senacon, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta reportagem.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 07/11/2023 08:10:04. Última edição: 07/11/2023 08:10:04

Tags: Senacon Concessionária Energia Elétrica Enel

Leia também:

Rodoviários do DF suspendem greve e retornam ao trabalho

Rodoviários do DF suspendem greve e retornam ao trabalho

Segundo o Sindicato dos Rodoviários, os serviços já foram retomados, mas serão restabelecidos nesta terça-feira (7), conforme proposto pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região em audiência de conciliação.

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta terça-feira (7)

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta terça-feira (7)

Brasília, capital federal, tem nesta terça-feira (7) sol entre muitas nuvens. A temperatura mínima é de 20º C e a máxima 30º C. A umidade relativa do ar vai de 30 a 95%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi