Segundo comunicado da Enel São Paulo, até a tarde desta segunda-feira, a energia foi restabelecida para 76% dos clientes impactado pelas fortes chuvas do último fim de semana.
A Secretaria Nacional do Consumidor notificou, nesta segunda-feira, a concessionária Enel para explicar a interrupção de fornecimento de energia na cidade de São Paulo e outros 23 municípios da região metropolitana.
Pela estimativa da Senacon, órgão ligado ao Ministério da Justiça, mais de 2 milhões de consumidores sofreram os efeitos da ausência da prestação do serviço considerado essencial.
Com isso, a Enel São Paulo deverá prestar informações, no prazo de 24 horas, sobre a regularização do atendimento, canais à disposição dos consumidores, além de ampliar a comunicação no período maior de demanda.
A Senacon pede ainda que a Enel minimize danos, ressarça os consumidores e elabore planos de contingência diante de eventos climáticos extremos, com prazos, recursos, cronograma e pessoal necessário.
Aos consumidores que tiverem o fornecimento do serviço de energia elétrica interrompido, a Senacon orienta a entrar em contato com a concessionária e pedir informações sobre o prazo para normalização do serviço, com registro do protocolo de atendimento. Os produtos que precisam de refrigeração e foram perdidos pela ausência de energia elétrica deverão ser ressarcidos.
Quanto aos eletrodomésticos que deixaram de funcionar pela queda de energia, o consumidor deve registrar a ocorrência nos canais da concessionária, no prazo de 90 dias. Há prazos entre 10 e 15 para inspeção dos equipamentos danificados; e de 20 para providenciar o ressarcimento.
O monitoramento dos efeitos e reparo de danos será coordenado de forma integrada pelo Procon de São Paulo. E a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, deve prestar informações sobre a eficiência dos serviços prestados pela concessionária.
Também será criado Canal de Denúncias junto à Senacon para acompanhar o atendimento aos consumidores pela Enel do estado.
Segundo comunicado da Enel São Paulo, até a tarde desta segunda-feira, a energia foi restabelecida para 76% dos clientes impactado pelas fortes chuvas do último fim de semana.
Nós fizemos contato com a concessionária Enel para um posicionamento sobre a notificação da Senacon, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta reportagem.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 07/11/2023 08:10:04. Última edição: 07/11/2023 08:10:04